2015-12-27
Texto: Vítor Hugo (Um olhar sobre os Media)
Esta é a versão final para consumidores do headset de realidade virtual (VR) Oculus Rift. O mesmo será lançado no primeiro trimestre de 2016 e ainda não tem preço final anunciado. Mas, numa conferência de imprensa em San Francisco, a Oculus divulgou (quase) todos os detalhes do aparelho.
Não foram dadas especificações técnicas nem preço, mas a Oculus mostrou como o seu headset melhorou. Parece agora muito mais um produto final, com materiais de alta qualidade. Está mais leve, a ponto de ser possível levantá-lo com uma só mão. Será possível usá-lo sem tirar óculos graduados, e será acompanhado com um par de headphones destacáveis.
Mas, infelizmente, o Oculus Rift ainda não é wireless. É ainda preciso manter o cabo de energia no ombro, recomendando a Oculus que se aproveite a realidade virtual (RV=VR...Virtual Reality) numa posição sentada em vez de se andar pela sala a deambular.
Como a distância entre os olhos varia de pessoa para pessoa, sendo esta em termos médios cerca de 65mm, o Oculus Rift permitirá o ajuste da distância interpupilar do dispositivo. Com um pequeno controle deslizante escondido dentro do headset, poderá controlar-se a distância entre as lentes. Dentro do dispositivo há um par de ecrãs OLED de baixa persistência nos quais se exibem as imagens para cada um dos olhos.
Todo o display óptico é removível, permitindo que se troquem as lentes por um par que se encaixe melhor no seu rosto.
Controlos
A Oculus oferecerá duas opções de controlo: uma delas é o gamepad do Xbox One, que acompanhará todos os Oculus Rift que forem vendidos, ou seja, um controlo normal de consola, com sticks analógicos, padrões e botões e um adaptador wireless para ser ligado a um PC.
Phil Spencer, da Microsoft, subiu ao palco, durante a conferência de imprensa, para anunciar que será possível até mesmo fazer streaming de jogos de Xbox Onepara o Rift.
Além do controlo de Xbox One, o Oculus Rift também será compatível com um controlo único de movimentos: o Oculus Touch.
Trata-se de um par de controlos que se prendem às mãos, sem uso de fios e com os seus próprios sticks analógicos, dois gatilhos e dois botões frontais.
O Oculus Rift consegue detectar esses controlos num ambiente virtual com sua câmara e com seus sensores inerciais integrados, não ficando por aqui as suas capacidades de execução de tarefas. O fundador da Oculus, Palmer Luckey, diz mesmo que ele consegue reconhecer gestos manuais, como, por exemplo, o acenar.
Estes controlos serão disponibilizados no primeiro semestre de 2016, provavelmente após o lançamento do Rift, mas poderão ser adquiridos juntos em pré-venda.
A Oculus quer garantir que jogos reais e produzidos com o pensamento na realidade virtual estão a caminho. Há, por exemplo, o EVE Valkyrie, um jogo de batalha especial que também sairá para o Sony Morpheus.
A Insomniac Games, da série Ratchet & Clank e de Sunset Overdrive, anunciou um jogo de aventura em VR chamado Edge of Nowhere.
A Gunfire Games também contribuirá com Chronos, outro jogo de aventura onde se explora um labirinto antigo.