2015-11-04
Texto: Ricardo Rodrigues
A aposta japonesa na resolução de imagem 8K (Super Hi-Vision) começa a tomar forma tanto na apresentação de um cronograma preciso das ações futuras, ou seja, de acordo com o comunicado do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações do Japão, o arranque das emissões experimentais está previsto para 2016 e as emissões regulares a partir de 2018, como o lançamento de equipamentos e estruturas capazes de darem uma resposta ao nível a que este projeto está associado.
Uma vez mais a empresa japonesa Ikegami disse “sim” ao projeto, com o fornecimento à estação pública de Televisão, a NHK, no passado mês de setembro, de um carro de exteriores totalmente equipado para trabalhar com a resolução 8K.
A Ikegami há muito tempo que está associada ao desenvolvimento da tecnologia 8K, tendo apresentado sucessivas gerações de câmaras, introduzindo em cada uma melhorias acentuadas em termos técnicos, dimensões, peso e custo, tal como aconteceu este ano, em março, com a nova câmara SHK-810 (4.ª geração), sempre em parceria com a NHK. Entre a 4.ª geração de câmaras Ikegami e a 1.ª, verificada em 2002, a diferença nas dimensões e peso corresponde a um décimo do valor inicialmente apresentado.
Este projeto Ikegami de fornecimento de um OB Van com estas características assenta na experiência da marca na construção de mais do que 800 unidades deste tipo, tanto em SD como HD, assim como o know how adquirido ao longo da sua existência no desenvolvimento, fabricação e comercialização de equipamentos de Televisão ao mais alto nível.
Face às características próprias de uma estrutura 8K, a grande maioria dos equipamentos empregues numa estrutura de produção apresentam, relativamente ao HD, maiores dimensões, aumento de consumo de energia e do número de cabos empregue, o que obrigou a um estudo profundo de modo a que na óptica do utilizador tais diferenças não se apresentem como significativas.
A ideia base na construção desta unidade móvel de produção 8K reside na necessidade de cobertura de determinados eventos que irão decorrer no Japão, assim como a perspectiva da sua utilização no estrangeiro em situações de grande impacto mundial como vai acontecer em 2016, no Rio de Janeiro (Brasil), com os Jogos Olímpicos de Verão.
Em termos gerais, este unidade 8K de produção compreende: