2015-08-24
Texto: Carlos A Henriques
A real importância do áudio num trabalho audiovisual só é reconhecida, salvo raras excepções, quando a sua qualidade é francamente má, quer através da saturação dos níveis do sinal, como pela existência de ruídos que interferem com a percepção do que está a ser dito, ou, pelo contrário, quando os níveis são excessivamente baixos e a comunicação pura e simplesmente não se estabelece.
Tudo o que atrás se afirma vem a propósito da necessidade constante de se fazer junto de toda a equipa envolvida numa produção cinematográfica, televisiva, videográfica ou outra, um apelo constante para a importância do som, e do tempo necessário para que se possa proceder a uma boa captação, cuja conversão em corrente eléctrica dá origem ao sinal de áudio.
Para que o áudio esteja um pouco mais presente sempre que se pensa em Cinema e Televisão, vamos dedicar na peça aqui apresentada a nossa melhor atenção ao que de mais significativo foi apresentado na NAB 2015, nas várias vertentes, desde a captação à correspondente reprodução, fazendo a ronda possível por alguns dos stands mais representativos.
Misturadores de Áudio
O produto final de qualquer captação fica muito a dever-se ao tipo de misturador (consolete) utilizado, havendo várias marcas e modelos a serem usados de acordo com uma aplicação específica.
Depois do sucesso, em 2013, com o Pro Tools|S6, a Avid apresentou agora o seu Module Pro Tools|S6 Master Joystick o qual consegue dialogar com joysticks touch não motorizados, para mistura surround, no qual está incluído um display TFT de 3.2” para visualizar as localizações tanto das panorâmicas como do joystick.
Por outro lado os misturadores da Calrec e Digico podem agora interagir graças ao interface Orange Box da Digico presente na nova carta Hydra 2 da Calrec. Entretanto, a inclusão de uma carta MADI DMI permite a ligação da Hidra2 à rede de 112 canais de áudio e dados.
A Calrec disponibilizou também, versões melhoradas de software/hardware para as consolas Apollo e Artmis, nas quais estão incluídos um user interface expandido e opções de trabalho operacional sobre o ecrã.
Entretanto a Lawo apresentou a sua consolete de alta densidade, a mc256 HD, a qual disponibiliza um layout de duplo-fader combinado medição multi-coluna.
A Lawo disponibilizou, também, um suporte para RAP (Ross Audio Protocol), assim como a sua solução networking para o standard Ravenna/AES67.
A mesa de mistura de áudio mc236, do tipo “all-in-one” baseada no Ravenna, foi outra das novidades presentes na NAB 2015, a qual inclui um micro-core DSP, um port interno de matrix áudio 512x512 e I/O integrado, 32 entradas/mic./line, 32 linhas de saída, assim como a possibilidade de ligação AES3, GPIO, Ravenna e MADI.
A Lawo disponibilizou o software JADE o qual permite a integração, através do Ravenna/AES67, com sistemas playout baseados em servidores ou PC’s, loggers e sistemas VoIP, assim como com outros produtos áudio baseados em software.
A divisão da Marshall Electronics, MXL Mirophones, anunciou o seu misturador portátil de áudio, o Mini Mixer+ MM-4000, o qual, com um comprimento inferior a 15cm, disponibiliza na sua saída para gravação em telefones móveis, tablets, câmaras DSLR ou computadores, quatro microfones electret.
Por outro lado a Solid State Logic (SSL) com a sua nova releasead de software v3, na qual se incluem mais do que 40 novas features tanto em software como hardware para a gama da consola SSL Live, incluindo-se na mesma mais vias de mistura.
As novas consolas Duality delta e AWS delta, introduzem o delta-Control (d-Ctrl), o qual não é mais do que uma plataforma de automatismo para sinais analógicos aplicada a workflows baseados em DAW que operam como uma plug-in nativa de AAX/RTASTAU/VST/VST3.
Há, ainda, a juntar o novo módulo LMC+, o qual adiciona o clássico Compressor Listen Mic ao formato 500 Series, incluindo filtros HP e LP, assim como filtros para a opção compressor-side-chain e um controlo wet/dry blend.
A Roland Pro A/V lançou durante a NAB 2015 as cartas de interface de expansão XI-SDI, XI-DVI e XI-SFP, respectivamente, as quais permitem o fornecimento ou obtenção de áudio embutido directamente de/para os sinais de vídeo da mesa de mistura de áudio M-5000.
Agora, com o lançamento carta XI-Dante, a inter-operacionalidade com produtos de outros fabricante, o misturador M-5000 ganha outra dimensão, pois com esta nova carta são oferecidos dois ports, um primário e outro secundário, a que acresce um terceiro port de controlo, assim como suporta 64 canais bidireccionais de áudio a 48KHz, ou, em alternativa, 32 canais bidireccionais a 96KHz.
A Logitek mostrou o modo como o seu misturador vMix+ pode trabalhar como o JetStream AoIP no sentido de disponibilizar remotamente o teclado a ser usado em qualquer monitor de computador.
Entretanto a Wheatstone apresentou a nova consolete digital de grande formato a qual suporta ligação com HD/SDI, AES, MADI, AoIP (incluindo AES67), analógica ou TDM. Na mesma linha de novidade apresentou a consolete Series Two, de 16 faders, sistema tally completo, faders motorizados, true surround com mistura entre Dolby 5.1 e estéreo, para além de um bus extensivo com a capacidade de fornecimento de retorno (mix-minus).
Fonte: TV Technology