2015-06-30
Texto: Carlos A Henriques
A evolução tecnológica actual surpreende-nos todos os dias, por mais atentos que estejamos sobre os mais avançados projectos nos vários domínios do interesse humano, ao ponto de tornar, ano após ano, obsoleto um equipamento achado uma maravilha da técnica num dado momento.
O mais evidente é a do desenvolvimento dos telemóveis cujo mercado mundial era suposto estar já saturado, contudo, verifica-se que tal nunca irá acontecer face às novas capacidades técnicas e serviços disponibilizados, tornando-o cada vez mais um computador pessoal portátil, assim como um instrumento de captação, edição e “transmissão/recepção” de Televisão, Fotografia e Cinema.
Os Livros da Nova Era
A dar cobertura ao que se afirma, eis que surge no mercado nacional, um livro em versão electrónica o qual tem a característica de o local, e, portanto, a cenografia da narrativa se alterar consoante o país e a cidade onde se procede à leitura do mesmo, sem que haja da parte do leitor qualquer intervenção.
Este projecto, conhecido como “Trip Books”, é uma criação da Agência de Publicidade e Comunicação FCB Brasil a pedido da companhia brasileira de transporte aéreo, a “GOL Linhas Aéreas”.
Em termos genéricos neste “revolucionário” livro faz-se uso de duas tecnologias numa aplicação única, ou seja, procede-se à junção do e-paper (electronic-paper-papel electrónico) com a capacidade de geolocalização (GPS), da qual resulta um livro electrónico com a “inteligência” de detecção do local onde está a ser lido.
De momento, ainda na fase de testes, esta aplicação faz uso de um único livro, o qual foi expressamente escrito por Marcelo Rubens Paiva para este fim, só está disponível ao momento para seis cidades, ou seja, Buenos Aires, Lisboa, Nova Iorque, Paris, Rio de Janeiro e Roma, contando este a história de um casal, Theo e Maria Manoela, que decide atirar para detrás das costas os problemas de momento e fazerem uma viagem à cidade onde passaram a lua-de-mel.
É aqui que entra a espectacularidade da experiência com o “Trip Book”, dado que a cidade, assim como as referências a pontos turísticos como museus, monumentos e outros aspectos interessantes mudam de acordo com o local onde o utilizador se encontra, tornando a história mais atraente e apetecível.
O “Trip Book” já está disponível para Android e em breve para IOS.