2015-06-17
Texto: Carlos A Henriques
A tecnologia está a desenvolver-se todos os dias a um ritmo galopante e o Youtube tem acompanhado de perto o que de mais espectacular tem acontecido neste campo. Agora, para surpresa de muitos, acaba de disponibilizar um vídeo 8K, o qual se apresenta nesta peça e cujo visionamento naquela resolução apenas depende de si, que o mesmo é dizer, recorrendo a um monitor ou televisor 8K, já disponíveis no mercado japonês, pode “saborear” o que de mais espectacular existe em termos de qualidade de imagem.
Depois da HD, a que se seguiu a 4K já em fase de emissões regulares em muitos países, é a vez de se começar a pensar noutros saltos, isto se o objectivo da parte dos broadcasters for o de acompanharem a qualidade que os telespectadores começam a ter em casa, na rua ou onde desejarem, uma vez não estarem mais dependentes da Televisão que tem que ser vista a determinada hora, local e respectivo canal.
É mais uma prova da pujança da Internet, a qual, relativamente à resolução, é completamente agnóstica, e por isso o meio ideal para uma rápida resposta à loucura tecnológica que anda por aí a desafiar o mais “open mind” nestes assuntos. É que para alguns o HD ainda é tema de conversa, pela negativa, claro, e já temos o 4K a tomar, aos poucos, conta de tudo o que até há pouco tempo era novidade.
Como nota, apenas a chamada de atenção para o facto de a final da Champions League ter sido captada e transmitida em 4K, tendo alcançado um tremendo sucesso, assim como a nível europeu vários serem os canais já a transmitirem, via satélite ou por cabo, emissões 100% concebidas para usufruírem da mais valia do que o 4K tem para nos oferecer.
Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que terão lugar no próximo ano no Brasil, vão ser cobertos na sua totalidade em 4K, estando prevista a transmissão das provas principais em 8K. Entretanto avançam os preparativos para que os Jogos Olímpicos de Tóquio (Japão), cuja realização está prevista para 2020, sejam captados e transmitidos, na sua totalidade, em 8K.
A questão que se levanta neste momento é a de se saber para que serve para um país como Portugal, onde mal entrou a HD, dispor de tão elevada resolução?
Aqui há duas possibilidades, que o mesmo é dizer, as imagens são adquiridas com a resolução nativa (8K) e faz-se um downconverter para as emissões em directo e aproveitam-se as imagens originais em 8K para se utilizarem em edição, abrindo campo a trabalhos que nem os responsáveis pela recolha das imagens as vão reconhecer, ou, então, uma solução mais barata que é a da compra ser feita em HD para uso doméstico sem qualquer preocupação de se obterem produtos próprios a partir de imagens vendidas para todo o mundo de um modo generalizado.
Para que não percamos a noção do que se está a falar, façamos uma ligeira “revisão” da chamada “matéria dada”:
Alta Definição (HD-High Definition)
É uma resolução, ou seja, a característica de uma imagem constituída por 921.600 pixéis (1280x720), a chamada HD Ready 720p (p de exploração progressiva), ou, em alternativa a full HD com 1920x1080=2.073.600pixéis, que poderá apresentar-se de duas formas distintas, ou seja, a 1080i ou a 1080p, sendo i a indicação que as imagens são lidas/varridas/exploradas através de um processo entrelaçado (interlaced em inglês), cabendo a esta última resolução, a 1080p, a melhor qualidade.
4K
Num primeiro momento o aparecimento desta resolução ficou a dever-se à revolução existente a quando da passagem do Cinema baseado em película para a sua vertente digital, tendo havido uma elevada quantidade de filmes rodados em HD cuja comparação com a qualidade da película de 35mm dava azo a discussões “do sexo dos anjos”. O aparecimento da resolução 4K aplicada ao Cinema preconizava a existência de 4096x2160=8.847.360pixéis, razão pela qual a citada anterior discussão deixou de fazer sentido, pois não há margens para discussões.
Quanto ao 4K para Televisão, os valores envolvidos são ligeiramente inferiores mas sem grande significado prático, ou seja, 3840x2160=8.294.400pixéis, contudo, quatro vezes superior à tradicional HD, que o mesmo é dizer, vinte vezes a resolução SD (Standard Definition), a existente actualmente em todos os canais portugueses generalistas.
8K
Esta é uma resolução pensada e levada à prática pelos japoneses, e, possivelmente a ser utilizada em Televisão apenas pelo país natal, e, eventualmente pelo Cinema em filmes de qualidade técnica transcendente.
Os números dizem tudo:
7680x4320=33.177.600Pixéis
Ou, em números redondos, 33 milhões de pixéis.