• COLORIZE MEDIA
  • COLORIZE NEWS
  • NOTÍCIAS
  • EVENTOS
  • TECNOLOGIAS
  • HISTÓRIA
  • BIOGRAFIAS
  • BASTIDORES
  • ESTREIAS
Fantasporto 2024

Tecnologias

TECNOLOGIA DOS ECRÃS (III)

História

HISTÓRIAS DA RÁDIO - O RÁDIO CLUBE PORTUGUÊS (I)

Eventos

DOCLISBOA 2024 CALL FOR ENTRIES

Bastidores

MAKING OF "FERRARI"

Notcias > HOLOGRAFIA


HOLOGRAFIA

A Verdadeira Imagem no Cinema, Televisão e Multimédia

15/06/2024

 Texto: Carlos Alberto Henriques

 

Nota introdutória

O tema Holografia há várias décadas que tem sido matéria abordada em vários domínios como no Cinema (Star Wars), Literatura (Holography for the New Millennium) e em centenas de artigos em revistas de âmbito técnico, para além de conversas entre individualidades interessadas no futuro da imagem nos vários meios de comunicação, assim como nos vários projectos já concretizados e que conduziram a resultados que ai estão em múltiplas aplicações no campo da medicina, no entretenimento e até na educação.

Ao entrar no Cinema, na Televisão e na Multimédia a sua prestação vai conduzir as indústrias do entretenimento a um potencial jamais imaginado face às novas vertentes que passarão a ser exploradas, tornando todo o processo mais interactivo e imersivo.

 

O Que Se Entende Por Holograma?

O nosso entendimento relativamente ao termo Holograma vai no sentido de este ser, basicamente, uma imagem virtual tridimensional (3D), cuja formação no espaço se fica a dever à interferência de dois feixes de luz (LASER) que na prática reflectem objectos físicos reais, preservando a profundidade destes assim como a respectiva paralaxe, acomodação e convergência, sem que haja necessidade do recurso a óculos ou outros dispositivos de visionamento, tal como aconteceu com as várias  experiências já realizadas, e falhadas, no Cinema e Televisão 3D.

oculos 3d
Os Óculos Para Ver Televisão 3D

 

Que Tipos de Hologramas Existem?

 De um modo generalizado, podemos preconizar, fundamentalmente, a existência de dois tipos de Hologramas, os chamados de Hologramas de Estereótipo e os do tipo Real. 

Os primeiros são produzidos com o recurso à tecnologia da Realidade Aumentada (RA), na qual a criação de objectos virtuais com alguma complexidade é relativamente fácil, os quais são justapostos às imagens reais onde o utilizador está envolvido, contudo com a carência do recurso a óculos convenientes para o efeito.. 

Relativamente aos Hologramas Real, estes recorrem a feixes LASER (Light  Amplification by Stimulated Emission of Radiation) na sua formação o que permite a reprodução de imagens com alguma complexidade e de elevada velocidade de repetição, tornando a reprodução a velocidades normais rica de conteúdo.

Graças ao consórcio de investigação e desenvolvimento tecnológico levado a cabo entre a Universidade do Algarve e a SPIC Creative Solutions (Loulé), foi criada uma projecção holográfica de uma personagem humana, a qual torna possível a sua interacção com o público, num cenário ao vivo ou dentro de uma estrutura fechada.

A personagem tem a função de recepcionista ou de relações públicas de uma dada empresa, ou, ainda, de um evento, funcionando de um modo dinâmico no fornecimento de informações solicitadas pelo utilizador ou servindo como guia orientador, razão pela qual o holograma foi desenvolvido de modo a que o utilizador tenha a possibilidade de uma visualização a 360°.

É, também, possível o recurso a sensores volumétricos, os quais permitem a detecção de movimentos dos utilizadores e ligação à Internet, o que vai permitir a interacção por tablet ou smartphone.

Por incrível que pareça, o sistema permite, também, o recurso a presenças virtuais, ou seja, a teleconferências em tempo real. 

holografia humana
Holograma de Figura Humana em Tamanho Real

Contudo, para o uso corrente da holografia, há que resolver uma série de problemas, passando o primeiro, para já, pelo elevado custo que as soluções entretanto encontradas a tal conduziram.

Um outro problema passa pela necessidade de uma elevada capacidade de computação face aos valores com que esta tecnologia se defronta, pois são necessárias a efectivação de 6,6x1015  operações por segundo o que irá implicar no processo de transmissão o recurso a um bit rate de 3x1015  bits por segundo (bps).

holograma espacial
Holograma Espacial

Para Quando o Lançamento Desta Tecnologia?

A consulta de literatura sobre o tema não é conclusiva dado que há respostas para todos os gostos, havendo, até, quem preconize o ano de 2100 para que esta tecnologia passe a estar disponível ao comum dos cidadãos.

Contudo, fazendo uma profunda pesquisa sobre o modo como a tecnologia aplicada ao Cinema e à Televisão tem evoluído, assim como a busca que ando há alguns anos a fazer tendo como objectivo o lançamento de um Livro sobre o tema em 2029, com o título: “A Holografia no Cinema e Televisão”, somos levados a concluir que nos finais dos anos 30’ do presente século a holografia será uma realidade de uso altamente diversificado e ao alcance do cidadão comum.

Vejamos, então, os três passos que preconizo no desenvolvimento desta tecnologia: 

  1. Entre 2025 e 2030 será a fase do processo em que vão surgir alguns protótipos, sobre os quais os Técnicos interessados no tema irão dar a sua opinião/contribuição sobre as características alcançadas, o que conduzirá os Engenheiros envolvidos no processo a correcções nos princípios a que recorreram anteriormente;
  2. ´De 2030 a 2035 será a vez da disponibilização dos primeiros modelos, mas, face ao custo ainda proibitivo, tal como aconteceu com o arranque da Alta Definição no início do presente século, os mesmos só irão ser adquiridos pelas classes mais abastadas e Organizações envolvidas na promoção dos seus próprios produtos;
  3. Finalmente, entre 2035 e 2040, dar-se-á a comercialização alargada à população com menores rendimentos, dado que o custo então praticado a tal conduzirá.

holografia televisiva
Holografia Televisiva

Mas, quais foram as bases “sólidas” a que recorri para preconizar, com datas concretas e tudo, o calendário anterior?

Bom, a resposta está na entrada em força da Inteligência Artificial e de toda a sua capacidade a desenvolver-se, também ela, a cada ano que passa, o que irá permitir o aperfeiçoamento das múltiplas características do sistema holográfico, com especial ênfase no tratamento digital das imagens, que irá acarretar o desenvolvimento de algoritmos de compressão e transmissão para fazerem frente aos valores apresentados anteriormente, assim como à redução drástica tanto dos custos de produção Cinematográfica e Televisiva como dos circuitos e equipamentos necessários para a sua descodificação e visualização. 

Quais as Aplicações Prementes da Holografia?

O recurso a imagens Holográficas tem um vasto campo de aplicações, destacando, para o efeito, as Telecomunicações, nas quais o 5G e futuramente o 6G (2038), vão possibilitar através dos futuros telemóveis não só a voz dos utilizadores mas, também, as emoções e gestos dos mesmos. Como curiosidade, foi levada a efeito uma experiência interessante neste campo em 2017.

Uma outra área que irá tirar um grande proveito desta tecnologia é o Ensino à distância, a partir da qual as demonstrações passam a ser de fácil concretização, enriquecendo, deste modo, a comunicação entre Professores e Alunos.

A Geolocalização passará a dispôr de uma excelente ferramenta, pois passa a ser possível a criação de espaços respeitantes a determinadas instalações, o que torna mais fácil a busca e resgate de vítimas em situações de catástrofe.

No domínio do Marketing e das Vendas, o uso dos Hologramas torna-se num auxiliar de grande valor pois a sua espectacularidade desperta nos potenciais interessados num dado produto, um interesse aumentado perante a possibilidade de o mesmo ser apresentado na óptica das várias aplicações, ainda por cima com a ajuda da tridimensionalidade apresentada.

Finalmente, mas com uma busca de elevado cariz, vamos ter a indústria do Entretenimento nos seus vários domínios, ao ponto de ser possível trazer à “vida” figuras já desaparecidos, tal como aconteceu em 2012 com o rapper Tupac Shakur.

holograma Tupac
Holograma de Tupac Shakur (Imagem: Christopher Polk) 

Aguardemos, então, pela concretização dos pressupostos enunciados para que possamos sacar das imagens que se nos apresentam o máximo de informação que as mesmas transportam.

 


> MAIS NOTÍCIAS Partilhar    Enviar a um amigo



Notcias Relacionadas


Pesquisa

Livro Televisão com Sabor a Cinema

Biografias

PEDRO HOMEM DE MELLO (III/III)

NAB

NAB - CINAMAKER; CLEAR-COM, DOLBY, FUJIFILM/FUJINON

  • Contactos
  • Loja
  • Publicidade
  • Colorize Media 2025. Todos os direitos reservados.