17/04/2024
Texto: Carlos Alberto Henriques
Estamos no último dia da edição 2024 da NAB SHOW e o que nos falta ainda visitar tirou-nos completamente o sono e o necessário descanso, pois a oferta é soberba e as novidades tecnológicas deixam incrédulos os 65.000 visitantes inscritos perante o que os seus olhos vêem e os ouvidos ouvem.
Façamos, então, a última Crónica, versão reduzida, ainda em território Americano.
Ao passarmos junto ao stand da Vinten fomos surpreendidos por uma série de imagens que nos transportavam para o mundo real da Televisão, com especial destaque para a redacção de um suposto canal na hora em que as notícias tomavam conta da emissão.
Com os suportes das câmaras do estúdio totalmente robotizados, como é praxe das instalações levadas a efeito pela Vinten, só que agora havia um elemento novo a entrar em cena, ou seja, a marca juntou ao seu sistema de controlo VEGA de acompanhamento do Pivot a grande partner da edição deste ano da NAB, que o mesmo é dizer, a Inteligência Artificial.
Redacção Vinten
O sistema de controlo VEGA fez a sua apresentação na NAB na edição de 2023, contudo, agora, com a nova versão associada à IA a sua prestação passou a um nível muito superior.
Dada a importância do tema, voltaremos ao mesmo futuramente numa crónica dirigida na totalidade ao mesmo.
BlackMagic Ursa Cine
Ao longo da sua existência a empresa BlackMagic já nos habituou a grandes surpresas por ocasião deste tipo de eventos em que normalmente participamos, cabendo agora a vez ao anúncio das suas novas câmaras, respectivamente a Ursa Cine 12K, a disponibilizar até finais de 2024, e o projecto, cuja conclusão está prevista para 2025, da Ursa Cine 17K.
Câmara BlackMagic Ursa Cine (12K)
Mas, o que distingue um modelo do outro?
Entre outras características o destaque vai para as resoluções, pois enquanto a Ursa Cine 12K fornece imagens com 12.288x6.480=79.626.240 píxeis, a Ursa Cine 17K irá disponibilizar imagens com uma resolução superior, ou seja, 17.520x8.040=140.860.800 píxeis, a qual corresponde a cerca do dobro da primeira.
Para alcançar a resolução preconizada a Ursa Cine 12K recorre a um sensor CMOS BlackMagic de 12K, formato 35mm, de 36x24mm, disponibilizando este uma maior área de imagem relativamente aos formatos anteriores de câmaras para Cinema, o que lhe confere um maior detalhe, sendo este o ideal quando se está a trabalhar com imagens ditas cinematográficas.
Sensores CMOS
Em alternativa ao sensor da Ursa Cine 12K o da Ursa Cine 17K irá apresentar as dimensões de 50,8x23,3mm, que o mesmo é dizer, uma maior área para suporte de um número muito superior de píxeis.
Quanto ao custo desta última ainda não há valor atribuído, contudo o da câmara Ursa Cine 12K irá rondar os 15.000U$D.
Protótipo da Câmara BlackMagic Ursa Cine 17K
> MAIS NOTÍCIAS | Partilhar Enviar a um amigo |
---|