16/04/2024
Texto: Carlos Alberto Henriques
O dia hoje arrancou muito cedo graças à realização, uma vez mais, do SET:30, ou seja, da Sociedade de Engenharia de Televisão (SET) às 07H30, com uma mão cheia de pequenas Conferências da responsabilidade de grandes figuras mundiais do mundo da Televisão e algumas do parceiro Cinema.
A SET é uma Organização Brasileira da qual faz parte a classe profissional de engenharia de todas as Estações de Televisão do país, a qual desenvolve no Brasil uma actividade soberba sobre tudo o que tem a ver com a Televisão, e aqui, em Las Vegas, por ocasião da NAB, contempla os seus associados, cerca de 1.500, com o que mais relevante há neste mundo encantado que é a actividade televisiva.
Como não podia deixar de ser, os temas escolhidos para este primeiro encontro de três foi precisamente as novas técnicas de transmissão digital a implementar no país a partir de 2025, a chamada TV 3.0, com a presença de Juscelino Filho, Ministro das Comunicações, assim como a invasão da Inteligência Artificial em todos os domínios da actividade televisiva.
Alguns dos elementos recolhidos serão motivo de crónicas futuras dedicadas a temas específicos.
SET:30 em progresso
A Exposição de Equipamento
De acordo com a informação recolhida junto da Organização da NAB, estão instalados 1.208 stands, oriundos de 166 países, pelo que a visita terá que ser bem programada para que possamos, para além de assistirmos a algumas das dezenas de Conferências a decorrer em simultâneo, visitar aqueles que achamos estarem dentro das nossas expectativas.
Apenas alguns nomes de empresas já visitadas, com a promessa de Crónicas futuras, com o destaque para as novidades apresentadas, como a Haivision, Sony, Vinten, Arri, Netint, Ikegami, GLC, Bosma, Aoto, Canon, AWS, Tiffen, Audio-Technica, Lawo, Phabrix, Ateme, Telestream, AJA, BlackMagic e Grass Valley.
Stand da Haivision
AMECA
De regresso à sala da Imprensa eis que me deparo com algo não previsto, ou seja, a presença de um robô humanóide, a famosa Ameca, a todos os presentes.
Mas, quem é a Ameca?
Tal como referido anteriormente, trata-se de um robô humanóide portador de Inteligência Artificial, com a figura e voz de mulher, muito simpática, a qual veio anunciar a sua Conferência sobre o estudo de audiências a ser usado em Televisão, a qual teria lugar numa sala ali ao lado, contudo disponibilizou-se para responder a algumas perguntas formalizadas pelos presentes.
Apresenta a capacidade de fala, assim como é portadora de dezenas de expressões faciais relacionadas com os acontecimentos onde está envolvida, dá opinião sobre filmes e programas de Televisão, com a particularidade de o fazer com o recurso a vários idiomas.
Dada a importância do tema, reservamos para uma Crónica própria os elementos recolhidos.
Ameca e uma das dezenas de expressões faciais
> MAIS NOTÍCIAS | Partilhar Enviar a um amigo |
---|