2019-09-14
Texto: Carlos A Henriques
A corrida aos stands, aos auditórios e às salas onde decorrem as Conferências de Imprensa passou a ser o nosso dia-a-dia com o objectivo de não se perder nada que achamos ser de importância maior face às múltiplas opções possíveis.
Respondendo ao convite formulado pela Sony estivemos no seu stand para assistirmos à Conferência de Imprensa da marca, havendo sempre a apresentação de imagens espectaculares captadas e tratadas pelo equipamento já conhecido pela assistência, assim como as respeitantes às novidades do presente ano, recorrendo-se a um mega-ecrã electrónico já por nós referido em crónicas do ano passado.
Nesta apresentação da Sony estiveram, também, em destaque a concretização de grandes projectos onde a Sony este envolvida, indo o destaque para a SIC e as suas novas instalações, dado ser considerada a primeira Estação de Televisão na Europa a recorrer na sua totalidade à filosofia IP (Internet Protocol).
No que respeita às novidades o destaque vai para duas câmaras, a PXW- FX9 e a PXW-Z750, sobre as quais há que entrar em consideração :
PXW-FX9
É a primeira camcorder da família XDCAM a recorrer a um sensor Full Frame 6K e a um sistema AF (Auto Focus), apresenta uma elevada sensibilidade graças à sua gama dinâmica alargada, sendo a sua latitude de 15 stops, podendo fazer-se o registo interno com a resolução 4K, 4:2:2 e um bit depth de 10 bits.
Esta câmara foi desenvolvida em estreita colaboração com a comunidade criativa no sentido de se alcançar uma camcorder ágil, versátil e costumizável, com características superiores às antecessoras, nomeadamente a VENICE. Em crónica futura iremos desenvolver com alguma profundidade as prestações desta maravilha da técnica.
PXW-Z750
O nascimento desta camcorder ficou a dever-se ao facto de a Sony pretender colocar no mercado um equipamento, o primeiro, que recorre a 3 sensores C-MOS, global shutter de 2/3”, com uma resolução 4K.
Dada a sua vocação para a cobertura de eventos desportivos, o frame rate até 120fps (HFR) e o HDR (High Dynamic Range) são uma ajuda preciosa.
De igual modo, iremos dar destaque em crónica isolada sobre as supremas prestações desta camcorder.
Visitámos, também, outros stands como o da ARRI, Grass Valley, Panasonic, Ikegami, Canon e outros, mas face à quantidade do material recolhido o mesmo fica em stock para ser trabalhado posteriormente.
A CISCO promoveu neste primeiro dia da IBC o seu Annual IBC Newsmaker Event, sendo o tema deste ano a implementação da filosofia IP, tendo convidado para o efeito grandes “monstros”, com destaque para a BBC, assim como José Lopes, Director de Operações e Tecnologias TV da SIC.
Foi muito interessante ouvir da parte de todos os elementos que constituíram o painel, brilhantemente moderado por Barbara Lange (SMPTE), a felicidade pela decisão tomada pois todas as operações, em especial as remotas, passaram a ser muito mais fáceis.
À pergunta:
“Como foi encarada pelos chamados Broadcast Engineers esta mudança estratégica do SDI (Serial Digital Interface) para o IP?
A resposta foi unânime, ou seja, olharam com alguma desconfiança à nova proposta tecnológica, embora haja, por enquanto, um aspecto muito interessante a ser considerado, ou seja, no tempo da Televisão analógica e na Digital com recurso ao SDI, as filosofias mantiveram-se para além de 10 anos, enquanto que com o IP, de acordo com o desenvolvimento natural da informática, o espaço temporal será reduzido drasticamente.
> MAIS NOTÍCIAS | Partilhar Enviar a um amigo |
---|