2019-06-11
Texto: Carlos A Henriques
A Pantalha trouxe a Portugal as novidades JVC da edição deste ano da NAB, assim como os vários upgrades de equipamentos lançados em anos anteriores e a sua integração na nova filosofia de ligação total para qualquer sistemas de distribuição.
A apresentação esteve a cargo de Sérgio Silva (Pantalha) e Carlos Martinez/ Federico Isábal (JVC).
Sérgio Silva (Pantalha)
Camcorder GY-HC500/GY-HC550/GY-HC500SPC
Lançadas este ano para cobrir as necessidades ENG e de produção em estúdio, as camcorders GY-HC500/GY-HC550/GY-HC500SPC, todas da série 500 CONNECTED CAM, pretendem oferecer ao seu utilizador uma panóplia de novas aptidões associada à característica UHD-1 (“4K”), tendo a Série recebido durante a NAB 2019 três “Future Best of Show Awards”.
Carlos Martinez (JVC)
Previsto para Junho deste ano a sua disponibilidade no mercado, esta Série UHD-1 (“4K”), a rondar os 5.500€ de custo, pretende responder às múltiplas aplicações e necessidades apresentadas pelos broadcasters e outros utilizadores.
A GY-HC500 corresponde ao modelo base, enquanto a GY-HC550 apresenta capacidade de streaming relativamente avançado assim como grafismo associado, sendo a GY-HC500SPC uma camcorder ideal para trabalho de produção na área do desporto. Em todas é possível o registo em SSD (Solid State Drive), com um bit depth de 10, ProRes 4:2:2, sendo o frame rate de %0/60fps, respectivamente.
Camcorder/Estúdio GY-HC900
Em 2018 a JVC lançou a sua primeira câmara com capacidade de fazer streaming, assim como receber retorno de áudio e vídeo via IP e ainda o controlo remoto.
É uma câmara broadcast HD, que recorre a três sensores C-MOS de 2/3” com uma resolução 2.2Mpíxeis, de alta sensibilidade (f13 a 2000lux-50Hz), com uma relação Sinal/Ruído de 62dB (S/N) e encaixe de objectiva B4 2/3”.
Federico Isábal (JVC)
A gravação a 50Mbps, amostragem 4:2:2 [Y; (R-Y) e (B-Y)], com um bit depth de 10 bits, compressão H.264, podendo gravar MPEG-2, Long Gop até 35 Mbps, assim como slow motion a 120fps em FHD (1920x1080p), com capacidade de registo HDR (High Dynamic Range) com a característica HLG (Hybrid Log Gamma), J-Log 1 com uma gama dinâmica de 800%. Recorre a cartões SDHC e SDXC (x2) para o registo interno.
HDR
A exigência cada vez maior do mercado profissional no que respeita à HDR (High Dynamic Range) levou a JVC a estudar o tema tendo resultado nas novas propostas de câmaras a sua inclusão. Associando a esta característica a resposta proprietária JVC gamma J.Log 1 e a Rec.709, assim como a Rec. 2020, o resultado só poderia ser de excelência.
Câmara Robotizada KY-PZ100
A versatilidade da já testada câmara robotizada KY-PZ100, com a qual se podem fazer panorâmicas, tilt e zoom (PTZ), sofreu agora um aumento de capacidade graças ao upgrade a que foi submetida, tornando-se a primeira a recorrer a ligações do tipo IP através Wi-Fi, 4G-LTE ou LAN cablada.
A sua concepção assenta no princípio de câmara robotizada comandada à distância tipo stand alone, ou, em alternativa, como fazendo parte de um sistema multi-câmara para trabalhar em estúdio ou em trabalhos no exterior.
A juntar às suas saídas 3G-SDI e HDMI, esta tem a capacidade streaming com resoluções 1080i/60, 720p e 360p, com dois canais de áudio com uma latência mínima.
Como complemento à operação recorre ao controlo de câmara remoto RM-LP100 o qual confere às operações envolvidas a mais precisa acção no seu envolvimento de uma produção audiovisual.
Para mais informações consulte Pantalha ou JVC
> MAIS NOTÍCIAS | Partilhar Enviar a um amigo |
---|