2019-05-09
Texto: Carlos A Henriques
A Teradek é uma empresa com grandes créditos no campo do vídeo para broadcast, tanto hardware como software, eventos live e ainda no domínio da arte cinematográfica.
Desde 2008 tem apresentado, também, soluções únicas no que diz respeito ao transporte efetivo de vídeo com sistemas credíveis e rápidos, os quais disponibilizam excelentes soluções end-to-end.
Entretanto, a empresa especializou-se no desenvolvimento de sistemas com atrasos de transmissão wireless local iguais a zero, ou seja, latência é algo que não faz parte no modo de estar no mercado por parte da Teradek, tendo sido este, aliás, o lema da edição 2019 da NAB durante a qual fez o lançamento do seu novo sistema de vídeo wireless Bolt 4K, o qual é oito vezes superior ao modelo anterior para HD.
Quando se diz em transporte de sinal que a latência é igual a zero há que ressalvar o facto de que a comparação é feita no modo como o ser comum enfrenta o relógio, pois valores inferiores a 1ms (1 milisegundo) são insignificantes perante a base a unidade de tempo segundo, a mais comum entre os humanos.
Esta é a razão que leva a Teradek a afirmar que o seu novo sistema de transporte Bolt 4K apresenta uma latência zero (<1ms) no transporte de sinais UHD-1 (“4K”), não comprimidos, com a caraterística HDR (High Dynamic Range), sendo, por sinal, o único na presente data a alcançar tal feito.
A unidade Bolt 4K transmite os sinais na forma digital com HDR (High Dynamic Range), recorrendo a um bit depth de 10 bits, a uma amostragem do tipo 4:2:2, ou seja, 4 para a luminância (Y) e 2 para as componentes cromáticas, respetivamente (R-Y) e (B-Y), em linha de vista até 1500 pés, recorrendo à banda dos 5GHz, podendo os sinais ser recebidos em simultâneo por seis recetores.
Para workflows HDR a unidade Bolt 4K suporta tanto a norma PQ como a HDR-10, assim como a HLG, podendo transportar os metadados da câmara e ainda o timecode, para além de fazer o registo dos triggers ao longo do link sem fios.
Como garantia de segurança contra o uso indevido na receção, o sistema recorre a encriptação do tipo AES-256 e à chave RSA 1024, resultando da combinação destas duas ferramentas a impossibilidade da desencriptação dos sinais transmitidos ou a ligação de uma segunda unidade de receção sem uma autorização explicita.
No sentido de facilitar o uso do vídeo wireless a Teradek disponibiliza uma aplicação iOS (free) para tornar possível a gestão e monitorização em tempo real de cada parâmetro envolvido no Bolt 4K bastando para tal o recurso a um simples smartphone.
Esta app permite também a análise em tempo real da melhor distância para se efetuar a transmissão dentro de uma determinada área, assim como faz a análise espetral na gama dos 5GHz no sentido de detetar possíveis congestões em canais específicos.
A marca vai disponibilizar dois modelos, o Bolt 4K 750 e o Bolt 4K 1500, e, de acordo com as informações obtidas junto da Teradek, os dois modelos apresentados são compatíveis entre si, que o mesmo é dizer, emitem e recebem dados um do outro, prevendo-se para o Bolt 4K 750 o custo a rondar os 3.990€ e para o Bolt 4K 1500 um valor superior, ou seja, cerca dos 7.990€, iniciando-se as entregas já no próximo mês de junho.
> MAIS NOTÍCIAS | ![]() ![]() |
---|