2019-05-08
Texto: Carlos A Henriques
Decorreu, em Las Vegas, de 6 a 11 de Abril, mais uma edição da NAB, a qual corresponde ao maior evento a nível planetário sobre as novidades e prospetivas no campo do Cinema, Rádio, Televisão e do Audiovisual no seu todo, tanto no domínio dos equipamentos envolvidos graças à soberba Exposição que ultrapassou este ano os 1.800 expositores, mas também, devido às mais de 400 Conferências que decorreram ao longo dos seis dias do evento.
Em jeito de resumo, iremos apresentar algumas das novidades que mais se destacaram, marca-a-marca, assim como algumas ideias com cariz “revolucionário” sacadas das centenas de conferencistas presentes, dando-se, desde já, uma chamada especial de atenção ao 5G, o qual está mesmo a chegar e a provocar a nível de governos preocupações relevantes no âmbito da segurança nacional.
Sony
A presença da Sony neste tipo de eventos é uma constante, assim como a oportunidade para o lançamento de novos equipamentos, havendo da nossa parte o destaque para o gravador portátil PCM-D10 High Resolution Audio Recorder, assim como para a nova câmara UHD-1 (“4K”) HDC-5500e ainda a versão melhorada da minicâmara RX0.
PCM-D10
Em Rádio o uso de gravadores portáteis é uma realidade desde que na década de 60, do século passado, o Rádio Clube Português introduziu nos revolucionários serviços noticiosos, liderados pela voz de ouro do radialista Luís Filipe Costa, o que demais avançado havia para a época, um portátil gravador da marca Philips.
Cinquenta e alguns anos depois a Sony lança o seu PCM-D10, o qual, como o nome indica, faz o registo áudio em formato digital do som captado, com uma amostragem a 192KHz e um bit depth de 24 bits.
PCM-D10
Dispõe de dois microfones cuja orientação depende do tipo de uso que se pretende dar, desde a posição para captar música XY, a zoom para entrevistas e a estéreo alargado para espaços abertos ou exteriores.
Câmara HDC-5500
A captação live de imagens UHD-1 (“4K”), com as características HDR(High Dynamic Range), WCG(Wide Colour Gamut), LS/N(Low Signal/Noise ratio) eHFR(High Frame Rate) é cada vez mais uma realidade e exigência por parte dos clientes cujo core business é a captação de eventos desportivos e outros, não havendo por tal razão a possibilidade de tratamento das imagens numa fase posterior, ou seja, em pós-produção.
A Sony tem acompanhado todos estes desenvolvimentos sempre na primeira linha de ação, pelo que, aproveitando esta excelente montra da NAB, lançou a mais recente câmara da linha HDC, a multi-formato 5500, a qual apresenta na sua saída 12G-SDI/IP as imagens com a resolução UHD-1 (“4K”).
A câmara recorre a três sensores C-MOS de 2/3 polegada, varrimento Global Shutter, apresentando na sua saída imagens surpreendentes na sua qualidade tanto em HD como UHD-1 (“4K”), ambas as situações com HDR efetivo e um frame rate variável até 2x em UHD-1 e 4x em HD.
Com a adição da unidade HKC-WL50, a câmara transforma-se numa unidade wireless, que o mesmo é dizer, dispensa o cabo de câmara triax que faz a ligação à CCU(Camera Control Unit), o que lhe confere uma liberdade enorme de ação.
Câmara RX0 II
A miniaturização de câmaras tem sido uma constante desde a entrada em cena, em 2009 das GoPro, então com a caraterística HD e agora com a UHD-1 (“4K”) a fazer as suas exigências.
Durante a NAB de 2017 a Sony lançou a surpreendente RX0, e, face ao sucesso alcançado apresentou na edição deste ano a nova versão, ou seja, a RX0 II.
É uma câmara à prova de choque, de água e demais mal tratos a que uma câmara destas dimensões é sujeita tendo em atenção o tipo de trabalho e condições a que a mesma é sujeita, que o mesmo é dizer, presa a viaturas automóveis, bicicletas ou no capacete de motociclistas.
Recorre a um sensor C-MOS Exmor de 15.3 MPíxeis e a um processador de imagem BIONZ X, a qual, graças à sua objetiva de 22mm confere a capacidade de captação mínima a uma distância de 20cm.
A sua resolução máxima atinge a UHD-1 (“4K”) com um frame rate de 30ips, podendo alcançar as 1.000ips com decréscimo da resolução.
Small Rig 2106
Graças ao Small Rig 2106, a sua resistência a todo o tipo de agressões é deveras aumentada.
A câmara RX II já está disponível para entrega com um custo a rondar os 700€.
> MAIS NOTÍCIAS | Partilhar Enviar a um amigo |
---|