2018-09-14
Texto: Carlos A Henriques
Nota de Abertura
E ao segundo dia da IBC 2018 abriram-se as “portas” da Exposição de equipamentos, mais de 1700 stands, a que se seguiu a grande invasão por parte dos participantes neste importante evento.
Por uma questão de razoabilidade face ao exagerado menu apresentado, somos obrigados a fazer a nossa escolha pelos stands que à partida nos dão, supostamente, respostas imediatas em termos de hardware e software às tendências do Audiovisual discutidas nas várias Conferências e por nós, entretanto, trabalhadas.
Na nossa crónica de hoje o destaque vai para a Conferência de Imprensa da Sony e respectivo stand dada a importância da marca na indústria do Audiovisual.
É óbvio que ao longo do dia fizemos visitas a outros stands cujo desenvolvimento será feito em peças especiais e por marca em crónicas posteriores à realização da IBC 2018, incluindo a própria Sony.
Conferência de Imprensa da Sony
A Sony faz questão de recolher no seu stand, num espaço concebido para tal fim, a imprensa aqui deslocada para apresentar toda a sua filosofia de trabalho, desde a captação ao arquivo final de longo termo, no que respeita aos seus equipamentos e respectivo software de suporte.
Na impossibilidade de se fazer o relato global do que aconteceu neste evento Sony, apenas algumas notas do que foi apresentado sobre o lema: “Go Make Tomorrow”.
Para abrir o apetite foi feito o anúncio do lançamento de quatro novas câmaras que se vão juntar à família HDC, respectivamente, a HDC-P50 POV e o modelo portátil HDC-3500, ambas com 3 sensores C-MOS de 2/3” global shutter, resolução UHD-1, a HDC-3100 e HDC-3170 que incorporam o sistema de fibra ou triax as quais apresentam o novíssimo bloco óptico UHD-1/HD/HDR. Foi também apresentada a nova unidade de controlo de câmara (CCU) triax, a HDCU-3170.
Uma chamada de atenção para o facto de todos estes novos modelos de câmara apresentarem um workflow “SR Live for HDR”, o ideal para eventos desportivos nos quais o recurso ao HDR é cada fez mais uma “obrigação” por parte dos operadores televisivos.
Câmara Sony HDC 3500
Entretanto a VENICE, lançada na IBC 2017, continua a invadir o mercado cinematográfico, ao ponto de James Cameron ter optado pela mesma para a captação das imagens da sequela AVATAR. De modo a tornar a VENICE mais flexível foi agora anunciado um Extension System(CBK-3610XS), ou seja, um extensor que permite separar a cabeça da câmara do corpo da mesma. Disponível a partir de Fevereiro de2019.
A “nova” VENICE e companheiras
Novo Monitor
Um dos segredos de um bom controlo de câmara e de uma excelente colorização passa, precisamente, pelo recurso a um bom monitor de vídeo final.
A Sony, ciente desta realidade, lançou mais um monitor, o BVM-HX310 Master Monitor,de 31”,UHD-1/”4K”/HDR TRIMASTER HX, o qual é recomendado tanto para Televisão como Cinema.
Apresenta uma relação de contraste de 1.000.000:1 e um brilho de 1.000 nits, contudo, graças à capacidade HDR a reprodução dos baixos níveis (pretos) assim como de altos níveis (brancos), obtêm-se imagens deslumbrantes.
Monitor Sony BVM-HX310
Uma outra área em que a Sony está a apostar em grande estilo é precisamente no IP (Internet Protocol) e, por arrastamento, o recurso à Cloud para a concretização de uma filosofia que começa já a ter uma importância acrescida em todos os novos projetos de instalações televisivas, como está a acontecer com a SIC, aliás motivo para um especial destaque no evento, e recentemente com a BBC.
> MAIS NOTÍCIAS | Partilhar Enviar a um amigo |
---|