2018-08-07
Texto: Carlos A Henriques
A presença da BlackMagic Designna NAB 2018 foi uma vez mais uma boa razão para se passar demoradamente pelo seu stand face às grandes dimensões do mesmo, acrescidas por um outro espaço separado, e pela quantidade de equipamento em exposição, contudo sem que se possa dizer que tenha apresentado grandes novidades mas apenas upgrades de equipamentos ou softwares anteriores.
Com a IBC à porta, 13 a 18 de Setembro, em Amesterdão, será que vamos ser surpreendidos com algo inimaginável?
Assim, e relativamente à NAB, o nosso destaque vai para:
Passemos, então, uma pequena revista sobre as novidades apresentadas.
DaVince Resolve 15
O mundo da pós-produção carece, cada vez mais, de ferramentas adequadas para fazer face às novas exigências dos criadores de histórias, as quais terão que ser mais sofisticadas no domínio dos efeitos visuais e dos motion graphics, o que nos conduz, obrigatoriamente, a uma solução dita profissional que combine a edição on-line com a off-line, correcção de cor, áudio e colaboração multi-utilizador numa única ferramenta.
Com o DaVince Resolve 15 é adicionada uma nova página Fusion com mais de 250 novas ferramentas para composing, paint, partides, animated titles e muito mais, assim como inclui um soberbo upgrade ao Fairlight áudio com mais de 100 novas features como resposta às solicitações dos profissionais na área da colorização e edição.
Durante o evento NAB 2018foi disponibilizada a versão Beta do DaVince Resolve 15, podendo a mesma ser descarregada a partir do websiteda Blackmagic Design.
ATEM Television Studio 4K
A BlackMagic fez questão de anunciar em Las Vegas a nova versão do seu misturador profissional de vídeo, o ATEM Television Studio Pro 4K.
Este misturador, já disponível, apresenta 8 entradas de vídeo, HD ou UHD-1(“4K”) independentes 12G-SDI, com capacidade de mistura de áudio graças ao Fairlight instalado, chroma key, multiview, com saídas auxiliar e programa, entradas analógicas de áudio, talkback, transições e DVE (Digital VideoEffects) sendo o seu custo de 2.995U$D.
MultiView 4 HD
A filosofia de visionamento das várias fontes de imagem em monitores independentes está ultrapassada pelo que dispondo de uma simples unidade, neste caso a MultiView 4 HD, onde se podem aplicar até 4 sinais em formato SD ou HD, basta fornece-los a um único monitor de vídeo em SDI ou HDMI.
Já disponível pela módica quantia de 185U$D.
Pocket Cinema Camera 4K
A BlackMagic Design continua a investigar no campo das câmaras portáteis para Cinema tendo lançado este novo modelo com o aspecto e dimensões de uma máquina fotográfica, com uma resolução 4K(4.096x2.160=8.847.360 pixéis), sendo a mesma constituída por um sensor de imagem de 4/3 HDR, ISO dual native com um máximo de 25.600 unidades, o ideal para a captação de cenas com a ausência quase total de luz (baixos níveis) e uma gama dinâmica de 13 F stops.
Este novo modelo de câmara foi especialmente concebida para o chamado mercado cinematográfico indie, rodagem de documentários, passagens de modelos, blogs de viagens, vídeos web, casamentos, vídeo corporativo, desporto e demais aplicações.
As imagens e sons podem ser registados em cartões standard SD, UHS-II ou CFast2.0, em formato ProRes ou RAW.
A câmara recorre ao mesmo encaixe de objectivas MFT (Micro FourThirds) da câmara original Pocket Cinema Camera, o que torna o investimento então feito mais rentável dado poder ser feito uso das objectivas adquiridas para a mesma. Dada a flexibilidade do MFT, é possível recorrer-se a vários tipos de adaptadores de encaixe como, p.ex., PL, C, EF e outros tipos de objectivas de marcas várias tais como Canon, Nikon,Pentax, Leica e até Panavision.
Para a captação de som a câmara é portadora de um conjunto de microfones internos de baixo ruído, uma entrada mini XLR e alimentação fantasma 48Volts para a ligação de microfones tipo lapela ou canhão e um jack áudio estereofónico de 3.5mm para a ligação de diferentes microfones à câmara.
A inclusão de uma saída HDMI permite a obtenção de imagens com a característica HDR (High Dynamic Range) com um bit depth de 10 bits.
A previsão de disponibilidade indica o final de 2018 como meta,sendo o preço de 1.295U$D.
Cintel Scanner 2
O reputado nome Cintel, oriundo da empresa fundada pelo escocês, “pai” da Televisão, John Loggie Baird, em 1927, o qual preconizava o recurso a uma máquina reprodutora de filmes (Cinde Cinema)para usufruto da Televisão (Telde Television), foi adquirido há anos pela BlackMagic Design, resultando como primeiro produto o Cintel Scanner 1.
Agora, para fazer face a um melhor desempenho, foi lançada a versão Cintel Scanner II, apresentando a mesma novos interfaces de ligação de alta velocidade a computadores Mace Windows, empregando a tecnologia Thunderbolt 3 a 40Gb/s, para o varrimento de filmes 4K em suporte filme com a característica HDR(High Dynamic Range), socorrendo-se para o efeito ao DaVince Resolve 15 Studio.
Micro Converter BiDirectional SDI/HDMI
Trata-se de um mini-conversor, dito de bolso, com a capacidade de conversão simultânea de SDI para HDMI e de HDMI para SDI,tanto para resoluções SD(Standard Definition) como HD (High Definition) até 1080p a 60 fps.
Esta pequena maravilha já está disponível custando apenas 65U$D.
Mini Converter Optical Fiber 12G
Na qualidade de novo conversor bidirecional SDI para Fibra Óptica, o mesmo permite a sua utilização em ligações SDI até 16Km e já está disponível no mercado ao custo de 155U$D.
Mini Converter UpDownCross HD
Conversor de normas que permite a passagem de qualquer formato de vídeo SD ou HD para outro formato qualquer de vídeo SD ou HD através de ligações de entrada/saída SDI e HDMI.
Já está disponível no mercado pelo valor de 155U$D.
BlackMagic URSA Broadcast
A nova câmara URSA e os respectivos acessórios, apresenta-se disponível para trabalhar em estúdio permitindo as empresas produtoras e emissoras ao recurso de uma câmara UHD I(“4K”) pelo valor abaixo de uma DSLR (Digital Single-Lens Reflex), ou seja, 3.495U$D.
> MAIS NOTÍCIAS | Partilhar Enviar a um amigo |
---|