2018-04-11
Texto: Carlos A Henriques
A realização em Las Vegas de um evento com a dimensão da NAB atrai de todo o mundo a mais diversificada comunidade de interesses do meio audiovisual a qual busca nas várias Conferências, mais de 400, algumas respostas às necessidades reais no âmbito da sua empresa, e na Exposição os equipamentos que irão ajudar, em parte, à resolução de alguns dos problemas do foro operacional.
Ciente desta procura de respostas concretas, a Sociedade Brasileira da Engenharia de Televisão, vulgo SET, realiza todos os anos, em parceria com a NAB, um evento apelidado de SET e Trinta, no qual se constituem seis painéis ao longo dos três dias de duração do mesmo, sendo aí discutidos alguns dos temas que a actividade carece de respostas e/ou esclarecimentos, no período compreendido entre as 07H30 e as 09H00, coincidindo o seu final com a abertura de portas da Exposição.
Liliana Nakonechy (Presidente da SET)
A Presidente da SET, Liliana Nakonechy, deu no primeiro dia as boas vindas aos participantes e apresentou o novo esquema de funcionamento, ou seja, o da constituição de painéis temáticos, quebrando os procedimentos do passado em que algumas das empresas com stand na Exposição vinham apresentar as novidades.
Ao longo dos três dias de duração do Encontro discutiram-se os temas:
No final das discussões de cada painel a assistência era convidada à participação através do acréscimo de algo achado de interesse, ou, simplesmente, fazendo perguntas.
Verifica-se através dos títulos enumerados a premência da discussão, cujas conclusões irão aqui ser apresentadas em tempo oportuno.
No final de cada Encontro dava-se o início das visitas aos stands que cada participante optava de acordo com as suas necessidades e interesses, o que nos conduziu a um périplo deveras preenchido, ao qual damos hoje destaque a apenas quatro, deixando os restantes para Crónicas futuras.
ARRI
Stand da ARRI
A marca alemã ARRI é uma das empresas por nós considerada como fundamental nestas andanças, isto no campo da iluminação e das câmaras, no primeiro caso com os já famosos SkyPanel e no segundo com a completíssima linha Alexa, isto sem esquecer a enorme quantidade de acessórios para equipamentos próprios, assim como para outras marcas presentes no mercado.
Cforce mini
Nesta edição NAB, contrariando o hábito das últimas edições não houve os chamados grandes lançamentos, mas apenas os necessários upgrades aos equipamentos existentes, excepção feita ao ARRI cforce mini RF, o qual não é mais do que um motor inteligente que se aplica às objectivas, tanto às da marca como às de terceiros, permitido comandos perfeitos a serem feitos à distância tais como: foco, íris e zoom, assim como à nova ARRISCAN XT, muito útil para a preservação do espólio cinematográfico.
ATOMOS
Os equipamentos desenvolvidos e comercializado pela ATOMOS já nos habituaram a soluções em que a relação custo/qualidade é deveras muito apreciada, havendo a destacar na NAB 2018 o Monitor/Gravador ATOMOS Ninja V, equivalente ao Shogum Inferno para câmaras de pequenas dimensões, o qual ganhou o Prémio do melhor monitor/gravador de campo NAB 2018.
O ecrã é de 5”, com a resolução 4Kp60, um bit depth de 10 bits, HDR e 1.000 nits de brilho, apresentando um peso de apenas 350g.
ATOMOS Ninja V
MOG TECHNOLOGIES
Sendo uma empresa portuguesa baseada na Maia, a MOG Technologies tem-se imposto como uma referência no que respeita ao fornecimento de Soluções de Ingest Centralizado, Serviços Cloud e Ferramentas de Desenvolvimento MXF para todo o mundo.
Na presente edição da NAB, a MOG Technologies apresentou a sua nova câmara 360°, agora com um novo design e uma resposta mais em conformidade com o pretendido.
Em tempo de mudança para a filosofia IP, o anúncio de Suporte IP Live para o sua plataforma de Ingest Centralizado mxSPEEDRAIL.
No que respeita ao live stream a MOG Technologies aproveitou a NAB deste ano para fazer o anúncio do novo parceiro do mxSPEEDDRAIL, o mediaLIVE, o qual suporta toda uma gama de entradas/saídas de containers e sources, nomeadamente, HD/4K, SDI, ST2110 Video, streams MPEG-TS, HLS, RTMP e MPEG-DASH.
Stand da MOG
AMBIDIO-Som Imersivo
Com o aumento significativo da qualidade da imagem, isto graças à entrada em jogo da Ultra-Alta Definição I/II (“4K”/”8K”) e a característica HDR (High Dynamic Range), a qualidade sonora das obras televisivas está a ser encarada de um modo mais sério relativamente à postura das mesmas num passado próximo, sendo para alguns criadores o parceiro natural do mesmo.
Entretanto, os fabricantes de equipamentos, assim como as empresas envolvidas na busca de novos algoritmos de processamento, estão a dar um contributo notável para que o som chega ao local de destino e possa ser desfrutado sem que se tenha que recorrer a uma panóplia de equipamento, nem sempre aconselhável, isto por falta de espaço ou por inconveniência e segurança perante a presença de crianças.
A empresa colombiana AMBIDIO apresentou-se pela primeira vez num evento do tipo NAB para demonstrar numa pequena cabina devidamente tratada em termos acústicos a solução encontrada para fazer frente às necessidades actuais e futuras de reprodução sonora, bastando ao utilizador o recurso a um equipamento receptor com dois altifalantes, tal como acontece com a grande maioria dos laptops, tablets e telemóveis.
Sem mais palavras, pois as mesmas deixaram, neste momento, de ser necessárias, e passemos à demonstração a que assistimos em Las Vegas, bastando para tal passar ao visionamento do vídeo abaixo.
Não use auscultadores ou qualquer tipo de auriculares. Numa peça futura voltaremos a este tema.
Iris Wu, a mentora do projecto
> MAIS NOTÍCIAS | ![]() ![]() |
---|