2018-04-11
Texto: Carlos A Henriques
A realização anual da NAB em Las Vegas é uma boa oportunidade para os fazedores de opiniões apresentarem as novas tendências no campo do Audiovisual, assim como o efeito prospectivo para todos aqueles que tem entre mãos a responsabilidade do reequipamento das Estações de Televisão, Rádio e mesmo dos estúdios onde a indústria cinematográfica desenvolve a sua actividade.
Este ano estão presentes na NAB mais de 1.900 stands representativos da totalidade das marcas presentes no mercado, pois para estas, a quebra da regra de ouro da marcação da presença em eventos desta natureza conduz a lugares que se perdem num mercado cada vez mais desregulado, com grandes empresas a darem lugar a start-ups, autênticas máquinas trituradoras de comportamentos anteriores com os quais o futuro do Audiovisual está cada vez mais de costas viradas.
Linha completa no stand da Sony
A Conferência de Imprensa da Sony, realizada no próprio espaço ocupado por um mega-stand, deu indicações aos convidados para a mesma, que a postura da empresa vai no sentido de uma resposta positiva em todos os segmentos em que está envolvida, desde a captação à pós-produção, assim como a apresentação de soluções que caem fora do âmbito de quem produz Cinema e Televisão, indo as mesmas cair do lado da reprodução, aqui com o especial destaque para o soberbo ecrã electrónico para a reprodução em 8K de grandes eventos, assim como o seu uso em salas de Cinema.
As soluções apresentadas
Do lado da produção o grande destaque vai para duas novas camcorders, respectivamente, a PXW-Z280 e a PXW-Z190, assim como a câmara 8K, modelo UHC-8300, cujo protótipo foi apresentado em Setembro de 2017 na IBC.
A camcorder PXW-Z280 é um excelente equipamento para trabalhos em que se exige a resolução UHD-1 (“4K”), sendo a primeira a recorrer a três sensores de ½”, do tipo Exmor R C-MOS, 4:2:2, com um bit depth de 10 bits e característica HDR (High Dynamic Range), tipo HLG (Hybrid Log Gamma). A qualidade final é surpreendente face às reduzidas dimensões da mesma. A entrega irá concretizar-se a partir de Julho de 2018, sendo o preço previsto de cerca de 6.950U$D.
As duas novas câmaras da família Sony
Quanto à camcorder PXW-Z190, menos exigente pois apresenta três sensores de 1/3”, do mesmo tipo dos usados anteriormente, ou seja, Exmor R C-MOS, com resposta a UHD-1 (“4”), mas recomendada para trabalhar em HD a 50/60p e 10 bits de bit depth. A característica HDR/HLG passou também a fazer parte da oferta da grande maioria das camcorders do mercado. A entrega irá proceder-se a partir de Setembro de 2018 pelo valor a rondar os 4.000U$D.
Os portugueses voltaram a marcar presença na presente edição da NAB, destacando-se hoje, para o efeito, a wTVision e a OmniCam4Sky.tv.
O Stand da WTVision em plena actividade
A wTVision e a equipa de Mário de Sousa apresentam as capacidades transversais do software desenvolvido pela empresa, cujo objectivo é a cobertura de eventos no campo do desporto, assim como no de MCR e PCR. As demonstrações levadas a efeito recaem no Playout na Cloud, em parceria com a ATEME, assim como a recolha Estatística desportiva, no Grafismo em Tempo Real e nos Controladores de Vídeo, Media Asset Management, Ingest, Grafismo Virtual e Realidade Aumentada.
No espaço da Omnicam4Sky.tv com Quinta Gaspar
Em conversa com Quinta Gaspar, o grande motor da inovação a que a OmniCam4Sky já nos habituou no campo das câmaras especiais para eventos em que o desenvolvimento é a palavra de ordem, tomámos conhecimento do novo “Advanced Motion Control” para o seu sistema de quatro pontos suspensos, o qual permite obter imagens surpreendentes, normalmente em pontos numa posição superior à cena a captar. A apresentação do suporte MiniJib, wireless e Estabilizador para minicâmara com controlo e intercomunicação é outra novidade apresentada no evento.
Eduardo Angel é um Amigo e um perito no desenvolvimento de conceitos relacionados com a produção/realização de trabalhos em equipa de uma única pessoa, assim como no campo que cobre as necessidades do público consumidor de conteúdos.
Dos 6 workshops que animou, com especial ênfase para o último, intitulado: “New Trends In Interactive Video”, onde marcámos presença, entre as várias conclusões que tirámos houve uma que pela sua importância passo a reproduzir:
“A Storytelling interactiva será o próximo passo a ser dado.”
Os participantes nesta Conferência foram confrontados com uma realidade da qual estavam muito afastados, pois esta por mais bizarra que possa parecer é justificada pelos números comparativos daquilo que o público visiona em estágios etários diversificados.
Um dos workshops de Eduardo Angel
E neste ponto voltamos à jovem Helen Ludé da crónica passada e ao seu estudo sobre o comportamento do espectador face aos conteúdos que lhes são oferecidos. A 4ª Revolução está aí e para a entendermos bem há a necessidade de se estudar em grande profundidade o comportamento dos jovens face ao que lhes está a ser oferecido pelos diferentes meios de comunicação, com especial destaque para o Cinema e Televisão.
Por exemplo, muitos dos conteúdos a apresentar terão que ter caminhos alternativos de desenvolvimento e fim, sendo esta uma realidade muito efectiva para os jovens dos 10 aos 24 anos.
> MAIS NOTÍCIAS | Partilhar Enviar a um amigo |
---|