2018-01-12
Texto: Carlos A Henriques
A Academia Portuguesa de Cinema (APC) atribui, desde 2015, o Prémio Bárbara Virgínia, com o objectivo de reconhecer pelos serviços de excelência prestados a favor do Cinema Português a uma figura feminina. Depois das atrizes Leonor Silveira (2015) e Laura Soveral (2016) é a vez de Teresa Ferreira (Técnica Colorista-Étalonadora).
Teresa Ferreira nasceu em Lisboa, em 1940, e trabalhou, fundamentalmente, em filmes de origem portuguesa, assumindo um trabalho relevante, mas que fica sempre no anonimato na produção cinematográfica, o de etalonagem, ou seja, correção e ajuste de cor na película fílmica. Estudou na Escola António Arroio, trabalhou nos laboratórios da Tobis, passou pela Ulisseya Filmes e teve experiências profissionais em laboratórios em Bruxelas e em Paris.
O Troféu, uma estatueta da autoria do Pintor e Escultor Leonel Moura, será entregue hoje às 21H30, numa cerimónia a realizar na Cinemateca Portuguesa, na Rua Barata Salgueiro, Nº 39, em Lisboa.
Estatueta Troféu Bárbara Virginia
O Júri, constituído por Jorge Pelicano (Realizador), Cândida Vieira (Directora de Produção), Teresa Madruga (Actriz), Helena Batista (Caracterizadora) e Tiago R. Santos (Argumentista), que votou por unanimidade o nome de Teresa Ferreira, argumentou:
“O Prémio atribuído a Teresa Ferreira deve-se à importância e ao mérito da galardoada e ao reconhecimento por uma vida dedicada ao Cinema Português”
Acrescentando, ainda:
“Se o Cinema é um trabalho de equipa, um grupo de pessoas que se junta para roubar e perpetuar pedaços de vida ou narrativas que procuram encontrar lógica no comportamento humano, então Teresa Ferreira é a cúmplice perfeita e a representação ideal de todos aqueles que, sem a visibilidade de outros, trabalham para eternizar essas imagens no ecrã, garantindo que a luz mágica do Cinema nunca se apague”
A cinematografia portuguesa ganhou imenso graças ao trabalho, talento e perícia de Teresa Ferreira na qualidade de “Étalonadora” e Colorista.
Aos participantes na cerimónia de entrega do Prémio será oferecido o visionamento do filme documentário “Quem é Bárbara Virgínia” da Realizadora Luísa Sequeira.
> MAIS NOTÍCIAS | Partilhar Enviar a um amigo |
---|