2017-11-15
Texto Carlos A Henriques
A passagem do SDI (Serial Digital Interface) para a apelidada filosofia IP (Internet Protocol) marcou muitas empresas presentes na IBC de 2017, dada a sua importância no momento que se vive, associando a mesma ao arranque da implementação da UHD-1, agora associada à HDR (High Dynamic Range), que o mesmo é dizer, ao acréscimo de uma mais valia às resoluções ultra que estas acarretam consigo.
A SAM (Snell Advanced Media), presente nestas andanças desde o primeiro momento, esteve este ano na IBC com a sua “artilharia pesada” em todas as áreas do seu domínio com um soberbo e apelativo stand.
Transição Para IP
A SAM apresentou no campo da Produção IP uma gama completa de soluções de routing, chave na mão, de acordo com a norma SMPTE ST2110. Entre os produtos apresentados o destaque para os multiviewers, sistemas de processamento, misturadores de vídeo para Produção e Emissão com interfaces de 25, 50 e 100Gbe.
Filosofia IP
Timeline OB Van
Graças à colaboração existente entre a SAM e a Timeline foi possível aos visitantes do stand da SAM fazerem um tour pelo interior do primeiro carro de exteriores da Europa totalmente instalado com a filosofia IP e resolução UHD-1/HDR.
Esta unidade de exteriores com expansão tripla está equipada com muito equipamento fornecido pela SAM, nomeadamente, com dois misturadores de vídeo Kahuna, sistema de reprodução e highlights Live Touch UHD-1, Multiviewers IP e infra-estrutura IP (2110).
O OB-Van está também equipado com material de outras marcas como, por exemplo, 32 câmaras UHD-1 da Sony e demais unidades.
Carro exteriores Timeline UHD-1/HDR
UHD-1/UHD-2/HDR
Os equipamentos SAM estão já na sua grande maioria adaptado às novas exigências do mercado, que o mesmo é dizer, preparados para darem uma resposta efectiva às novas resoluções ultra, como é o caso da UHD-1/”4K” e UHD-2/”8K”, assim como à HDR, pois graças à última versão do software do seu FormatFusion a adição do HDR passou a constar do mesmo, o que possibilita o misturador de vídeo Kahuna, por exemplo, ficar apto a operações com estas características.
O software FormatFusion é portador do EOTF (Electrical Optical Transfer Function) para:
Inclui, também, o necessário suporte para o espaço cromático WCG (Wide Colour Gamut), tanto o BT.709 como o BT. 2020 para as várias resoluções como: SD, HD (720p, 1080i e 1080p) e UHD-1.
A aplicação do HDR a programas desportivos em directo tornam o visionamento das imagens em algo jamais alcançado e um enorme descanso para o Realizador, Operadores de Câmara e Operadores de Controlo de Imagem, em especial em dias de Sol onde coexistem espaços com sobra e sem ela.
A mistura de imagens UHD/HDR
Live Touch 4K
Em programas directos de desporto a reprodução instantânea de uma jogada, assim como a elaboração e reprodução de highlights, são tarefas fundamentais a ser executadas de um modo simples e eficaz.
O aparecimento no mercado do Live Toutch 4K veio dar uma resposta concreta às demandas anteriores, cuja actuação se faz directamente na superfície de um ecrã touch, cuja configuração é muito fácil mesmo para eventos de elevado grau e múltiplas produções em estúdio.
Comando do Live Touch 4K
Cloud
O investimento em soluções Cloud por parte da SAM resultou numa expansão do seu portfólio de produtos no qual se inclui o conversor de alto nível Alchemist XS e Multiviewers. Os clientes SAM estão a beneficiar da elasticidade nata do software usado pelos serviços disponibilizados, face aos deslizes dos modelos de negócio, para fazer frente às alterações das dinâmicas da indústria dos media.
> MAIS NOTÍCIAS | Partilhar Enviar a um amigo |
---|