2017-10-03
Texto: Carlos A Henriques
O stand da Blackmagic Design é um lugar “obrigatório” de visita a todos os que se deslocam em Setembro à IBC em busca de novidades tecnológicas e tendências do mercado para os próximos anos, assim como contactar com as máquinas e soluções apresentadas em Abril último em Las Vegas, por ocasião da NAB.
Entre as novidades disponibilizadas ao visitante o nosso destaque vai para a nova versão do DaVince Resolve, versão 14, o abandono do software Final Cut Pro 7, o Fusion 9 Plus com mais capacidade de resposta à Realidade Virtual (VR), ou seja, com novas ferramentas que o tornam muito mais eficiente, e a aposta feita na área dos estúdios virtuais com a aquisição, o ano passado, da empresa Ultimatte e o que de melhor a mesma dispunha para a indústria cinematográfica e televisiva, ou seja, uma tecnologia bem desenvolvida e pronta a fazer frente à concorrência em todas as vertentes a que este produto tem que responder.
DaVince Resolve 14
O novo software do DaVince Resolve 14 já está disponível para download a partir do site da Blackmagic Design, o qual irá transformar profundamente o acto de edição de vídeo e áudio, assim como da correcção cromática.
DaVince Resolve 14
De acordo com os responsáveis, a fase Beta foi muito excitante pois permitiu a recolha de opiniões dos clientes as quais contribuíram, definitivamente, para as alterações entretanto introduzidas, verificando-se um aumento de dez vezes relativamente à performance anterior como, por exemplo, uma suite de pós-produção totalmente nova com inclusão do Fairlight Audio, assim como ferramentas para colaboração multi-utilizador, o que permite a edição ser feita em simultâneo por várias entidades, como tratamento da cor e a mistura de áudio a partir de sistemas múltiplos, todos no mesmo projecto e ao mesmo tempo.
As centenas de novas capacidades para os Editores e Coloristas, nas quais se destaca os novos vinte efeitos e entre estes o de reconhecimento facial automático e o tracking, o que permite dar às expressões faciais um tratamento muito especial, capacidade para trabalhos em UHD-1 (“4K”) a 120fps, estereoscopia 3D, film grain, ferramentas para eliminação de ruído e outras.
Abandono do Final Cut Pro
Com o lançamento da nova versão Mac OS High Sierra do software Apple Final Cut Pro 7 o mesmo não será mais apoiado, pelo que os utilizadores que procuram uma alternativa de software de edição encontram no DaVince Resolve 14 uma boa e fácil alternativa, e, tudo isto, em escassos minutos.
O DaVince Resolve 14 pode importar timelines do Final Cut Pro 7, partilhar a maioria dos atalhos do keyboard, usar um modelo de edição e trimming semelhante e fornecer aos utilizadores ferramentas superiores tanto para áudio como cor.
Fusion 9 Plus
A nova versão Fusion 9 Plus agora apresentada viu o seu lançamento com sucesso na edição Siggraph 2017, tendo brilhado o software respeitante aos efeitos visuais, composição, 3D e motion-graphics. As novas ferramentas de Realidade Virtual (VR), planar tracking, câmara tracking e outras maravilhas, foram também motivo de destaque na nova versão.
Na área da Realidade Virtual o espaço de trabalho 3D disponibilizado é de 360°, com o novo suporte para headsets de vista panorâmica mais populares como o Oculus Rift e o HTC Vive.
Estúdio Virtual Ultimatte 12 em acção
Ultimatte 12
A versão 12 do Ultimatte é a primeira da era Blackmagic, correspondendo esta a um novo hardware que permite processar imagens em tempo real, ao qual foi adicionada a capacidade de integrar nos planos captados num estúdio virtual elementos da chamada Realidade Aumentada, a qual é cada vez mais procurada, em especial nos programas televisivos de informação (Futebol, Eleições e Meteorologia).
De acordo com Grant Petty (CEO):
“O Ultimatte, totalmente renovado, agora na versão 12, concebido para a futura geração gráfica, dispõe de características que encontram nos novos algoritmos uma capacidade jamais alcançada, assim como uma cor e respectiva separação deveras deslumbrante, transições de uma limpeza única e supressão de artefactos próprios deste tipo de tecnologia”.
Em qualquer sistema de estúdio virtual há sempre o problema dos cabelos translúcidos e dos copos transparentes, correspondendo aos mesmos um chaveamento nem sempre feito nas melhores condições. Com esta nova versão, a Blackmagic garante um Ultimatte deveras surpreendente, que o mesmo é dizer, com a resposta que tanto a indústria cinematográfica como a televisiva careciam.
Para não fazer esperar os potenciais utilizadores do Ultimatte 12, a Blackmagic Design disponibiliza de imediato esta nova maravilha da técnica por 9.995U$D.
Remoto do Ultimatte Smart
> MAIS NOTÍCIAS | Partilhar Enviar a um amigo |
---|