Cine X Tools na Linha da Frente
2017-10-02
Texto: Hugo A Gomes
Durante anos editei em Linear e tinha duas funções que o não-Linear, com os tempos de exportação para ficheiro, não era tão ágil, ou seja, estou a falar de um simples insert quando algo precisa de ser alterado. É óbvio que em vídeos de 2 minutos é fácil, mas quando falamos de um filme de 2 horas ter que alterar uma cena ou apenas uma legenda pode levar, conforme o tipo de compressão, algumas horas.
Mas, num pequeno stand no IBC deste ano conheci o CINE X TOOLS que é, nada mais nada menos, a possibilidade de se fazer insert de imagem ou som num ficheiro já criado e a exportação quase instantânea do mesmo já alterado.
Por exemplo, quantas vezes o Editor de imagem esperou pelo áudio final para fazer a exportação final? Ou, quantas vezes alguém se esqueceu de atribuir o Time Code correcto pedido pela Estação de TV?
Ou, simplesmente, adicionar barras SMPTE com mil ciclos, negro e Claquete ou uma ficha técnica no final e sem demorar imenso tempo a exportar? Provavelmente já lhe aconteceu, e, por isso, fiquei de boca aberta e lembrei os tempos do Pre Read da Digital Betacam.
Sim, há pouco para escrever mas acredito que, para as Estações de Televisão, Produtores de Filmes e Séries, este software pode fazer a diferença.
> MAIS NOTÍCIAS | Partilhar Enviar a um amigo |
---|