2017-9-15
Texto: Carlos A Henriques
Arrancou, no passado dia 14 de Setembro, a edição 2017 da IBC, a correspondente ao seu 50º aniversário, sendo este primeiro dia dedicado apenas a Conferências, sendo a nota dominante, uma vez mais, a implantação da UHD-1/4K, mas com especial destaque para a característica HDR (High Dynamic Range), assim como temas em torno da entrada definitiva na Televisão do IP (Internet Protocol), assim como à virtualização de equipamentos e a entrada em força da Cloud, tanto a pública como a privada, não só para o armazenamento de material para uso futuro, mas, também, de material de qualquer tipo no qual se inclui os próprios directos.
A Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e o Vídeo/Cinema/Televisão 360° e a Inteligência Artificial (AI) foram outros temas a preencherem o programa das Conferências deste ano, com novas e interessantes soluções.
As redes sociais, com especial destaque para o Facebook, foi outro dos temas trazidos no primeiro dia para a ribalta de conversas de corredor e de comunicações em sala feitas por especialistas que recorreram a estudos de mercado que apontam para o novo modo de se fazer e ver “Televisão”, que o mesmo é dizer, o fim da Televisão linear e a sua substituição por redes informáticas, graças aos múltiplos operadores nesta área e a procura deste tipo de programas pelas gerações mais jovens.
A transmissão da UHD-1/2-4K/8K está a pôr os centros de investigação de todo o mundo em busca de novos CODEC’s como alternativa ao já testado e bem sucedido HEVC (High Efficiency Video Coding), havendo várias soluções em desenvolvimento, tendo sido os mesmos defendidos numa Conferência intitulada “Beyond HEVC-How to Build an Even Better Codec”, sendo para nós o que se apresenta à partida com melhores condições o JPEG XS (eXtra Speed & eXtra Small), dado que entre as condições de vária ordem melhoradas, o mesmo apresenta uma latência extremamente baixa.
Dada a importância deste tema, iremos fazer num futuro próximo uma peça que irá dedicar especial atenção às quatro soluções alternativas ao HEVC aqui apresentadas.
Entretanto, a 15 de Setembro, a Exposição abriu as suas portas e mais de 40.000 participantes e com ela as grandes marcas fizeram as suas Conferências de Imprensa, algumas no próprio stand, como aconteceu com a Sony, outras em salas cedidas pela Organização para esse efeito. Estivemos presentes em três, concretamente na da Sony e Avid nas quais as marcas tentaram convencer os Jornalistas presentes da qualidade superior das novas propostas relativamente à concorrência, havendo da parte de todas as marcas uma especial atenção ao IP.
SONY
No stand da Sony foi feita a apresentação da filosofia da empresa no que diz respeito às tecnologias do momento, havendo da parte da empresa um acompanhamento cabal de todas elas tanto com novos equipamentos como de serviços.
Hoje vamos destacar a componente de captação de imagem, ou seja, as novas câmaras que dentro de um período muito próximo irão tentar dominar o mundo que pretende captar imagens nas suas várias vertentes com altíssima qualidade como é o caso da FDR-AX700 (Handycam), HXR-NX80 (NXCam) e PXW-Z90 (XDCam), todas com a resolução UHD-1/4K, a câmara compacta RX0, a novíssima VENICE, câmara com uma resolução 6K, e, finalmente, a primeira câmara da marca no segmento UHD-2/8K, a soberba UHC-8300.
Para já, e apenas para a VENICE, as suas principais prestações:
UHC-8300
RX0
Pela importância que estas câmaras representam para a indústria do Audiovisual iremos elaborar uma peça especial na qual serão colocadas e discutidas as principais características.
AVID
Desde o seu nascimento a Avid aposta sempre na inovação, mantendo-se, sempre, na linha da frente nos vários domínios da sua intervenção, apresentando nesta edição da IBC uma série de upgrades aos equipamentos já anteriormente lançados, assim como novas soluções face às exigências entretanto aumentadas, ou seja:
No campo da Cloud o grande destaque para:
> MAIS NOTÍCIAS | Partilhar Enviar a um amigo |
---|