2017-09-12
Texto: Carlos A Henriques
A segunda década do século XXI tem conferido ao desenvolvimento tecnológico uma capacidade de concretização jamais verificado, isto em todos os domínios, com especial ênfase no do Audiovisual, em que cada vez se está mais próximo dos chamados sistemas ideais, que o mesmo é dizer, aqueles que conseguem reproduzir à distância as situações reais do dia-a-dia envolvendo os cinco sentidos do ser humano.
Um dos sistemas que vão estar em grande destaque na IBC deste ano vai ser, de certeza, o Field Light, já abordado ligeiramente na edição anterior, assim como durante as duas últimas NAB, só que agora na área dos reprodutores de imagem, ou seja, dos “televisores”, havendo quem considere ser este o primeiro grande passo rumo às imagens holográficas, dadas as características iniciais idênticas a ambos os princípios. As câmaras já existem desde 2015, sendo agora a vez dos televisores Field Light lá para o ano 2021, data previsível para o arranque da sua comercialização.
Projector Light Field
Mas, o que é que as marcas nos reservam para esta IBC?
A francesa Angénieux, marca de referência no mundo das objectivas, irá fazer o lançamento das suas duas últimas novidades, concretamente, a nova Zoom para Cinema, a Optimo Ultra 12X, e a apresentação, pela primeira vez na Europa, da Optimo Style 48-130.
Zoom Optimo Ultra 12X (Cortesia. Angénieux)
A objectiva Optimo Ultra 12X é uma zoom multi-formato a qual se apresenta com módulos intermutáveis com o propósito da cobertura das várias áreas que os novos sensores de imagem apresentam, desde o Full Frame 24x36 e RED 8K VV até U35 e S35 (36-435mm T4.2-46.3mm).
Do outro lado da barricada, ou seja, na monitorização e avaliação das imagens captadas, tratadas e distribuídas está, como sempre, a Rohde & Schwarz, agora com o grande objectivo de fazer frente às tecnologias do momento, que o mesmo é dizer, a Ultra Alta Definição I/II, assim como a filosofia IP, sendo esperados novos equipamentos como geradores de sinais de teste e respectivos aparelhos de medida, ou upgrades destes com vocação para IP, entre os quais a plataforma de Ingest e Playout Venice. Na área da contribuição de conteúdos live uma vez mais o IP a dominar, agora com a melhoria introduzida no RelaCaster através de entrada e codificação SDI/HDMI.
VENICE (Rohde & Schwarz)
No campo da monitorização e sistema multiviewer a novidade europeia Prismon, dado o mesmo ter sido apresentado no decorrer da NAB 2017, com especial ênfase para a norma IP, a ST 2110. O mesmo suporta as normas de transporte SDI, SMPTE 2022-1/2, SMPTE 2022-6, AIMS/SMPTE 2110, ASPEN, HLS e DASH, assim como os formatos de compressão media MPEG 2/4, HEVC e TICO. O AVHE100, um produto para codificação e multiplexagem, baseado em IP, será também apresentado.
A Rohde & Schwarz vai fazer parte da organização do IP Showcase, no qual vão participar cerca de 50 outras companhias com o objecto de mostrarem aos cerca de 50.000 visitantes a interoperacionalidade IP, no mundo real, da versão final da norma SMPTE ST 2110, assim como das especificações AMWA NMOS.
A UHD-2 está cada vez mais na ordem do dia, transpondo, cada vez mais, as fronteiras japoneses, com a ”invasão” não prevista, mas em força tanto na Europa e nos EUA, e agora também na China, pelo que as marcas vão estar em força com equipamentos disponíveis para lhe fazer frente.
A Ikegami, empresa japonesa presente desde o primeiro dia em que se começou a falar em UHD-1, de início com a designação 8K, Hi-Vision, SHD, QuadHD e outras, vai apresentar, quase de certeza um novo modelo este ano. Para já temos a certeza que irá apresentar a sua nova câmara de estúdio UHD-1 (“4”) a UHK-435, dentro da sua série UNICAM XE.
Câmara Ikegami-UHK-435-UHD-1
Acompanhe as nossas crónicas, pois, como sabe:
“O Audiovisual é a nossa paixão”
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