Texto: Elisabete Henriques
Imagem e Edição: Bruno Domingues
Durante a A 35ª edição anual da CIRCOM Regional foram apresentadas keynotes muito interessantes sobre os novos desafios das televisões regionais e dos canais de comunicação num mundo cada vez mais globalizado.
Hubert Lacroix, CEO da Canadian Broadcasting Corporation explicou como foi importante e necessária a mudança de paradigma relativa à cobertura regional da CBC. Perante uma redução significativa no financiamento por parte do governo Canadiano foi necessário procurar uma forma mais eficaz e barata de chegar ao seu público. A comunicação pela Internet (site e redes sociais) tornou-se no meio com melhores resultados em termos de público, pelo que passou a ter um lugar priveligiado dentro da CBC.
O Dr. Yaser Bishr, Executive Director of Digital da Al Jazeera fez a apresentação da AJ+, projecto em desenvolvimento da Al Jazeera com vista a chegar à geração dos millennials. Defende que tem que haver uma norma forma de trabalhar os conteúdos uma vez que o tempo médio de atenção do público diminuiu para 8 segundos. A comunicação é cada vez menos através dos meios tradicionais - televisão, rádio, jornais - e é necessário adaptar as redacções aos meios digitais.
Quase todas as apresentações nesta edição da CIRCOM referem esta necessidade de adaptação aos novos meios mas sobretudo uma alteração à forma como o conteúdo é apresentado às novas gerações.
Mika Rahkonen, Head of Development YLE da Finlândia, fez a apresentação "It‘s not the device, Stupid! Why newsrooms should start to look beyond mobile phones" onde refere que o conteúdo é sempre o mais importante pois os dispositivos estão sempre a evoluir. Hoje temos os telemóveis e os tablets com as apps mas no próximo ano existirá outro dispositivo que utilizará outras plataformas.
O Mundo do audiovisual está a mudar e sente-se isso nas várias apresentações. Os vários canais de televisão estão a fazer experiências, estão a testar novas fórmulas como é o caso da apresentação de "Power to the viewers! How to perform a live investigation with the crowd" do canal SVT da Suécia. A SVT permitiu ao público acompanhar a investigação de um tema que estavam a preparar através das redes sociais. Os jornalistas iam fazendo actualizações nas redes sociais de todos os passos da investigação que estavam a desenvolver e chegaram mesmo a receber dicas e ideias dos espectadores. Esta interacção despertou bastante interesse da parte do público conseguindo manter a sua atenção durante a semana e na apresentação final da peça.
> MAIS NOTÍCIAS | Partilhar Enviar a um amigo |
---|