2017-05-29
Texto: Carlos A Henriques
A presença da Grass Valley, marca do Grupo Belden, na NAB é sempre aguardada tanto pelos novos equipamentos como pelos upgrades aos já existentes, sendo o espaço ocupado pelo seu stand uma área nobre onde é possível ver, mexer, tirar dúvidas e fazer sugestões.
A Grass Valley apresentou-se na NAB 2017 com a sua frota de equipamentos e soluções para fazerem face à demanda IP (Internet Protocol) do mercado dando uma resposta cabal através das suas quatro áreas de actuação, nomeadamente:
Live Production
Numa área tão sensível em Televisão como é o das transmissões em directo (live) a Grass Valley apresentou-se com uma solução total para o efeito, puxando pelas suas credenciais na captação de imagem com a série de sucesso LDX, agora com a versão LDX C86N (HD/3G/UHD-1).
Câmara LDX C86N
Um dos grandes problemas com a introdução da UHD-1 tem a ver com a filosofia HDR (High Dynamic Range) a qual em pós-produção é relativamente fácil de trabalhar, contudo, em programas em directo, com especial destaque para o desporto na cobertura de modalidades onde a presença de zonas com sombra a contrastar com outras que apresentam excesso de luz. Há, ainda, que se ter em consideração o facto de a grande maioria, por enquanto, dos televisores não entender as novas imagens portadoras desta característica, pois são do tipo SDR (Standard Dynamic Range).
Para um e outro caso a Grass Valley apresentou as suas soluções.
HDR em simultâneo com SDR
A mistura das imagens captadas (SD, HD ou UHD-1) é uma tarefa da responsabilidade do novo misturador GV Korona K-Frame V-Series, o qual se apresenta em duas versões, respectivamente com 2M/E e 1M/E, podendo-se ainda optar pelas “velhas” máquinas Kayenne e Karrera, com a certeza de um resultado final de acordo com as reais necessidades da equipa de Produção/Realização.
Misturador de vídeo GV Corona K-Frame
Na reprodução de uma jogada de futebol à velocidade normal ou em slow motion pode recorrer-se ao novo K2 Dyno Universe, a partir do qual é possível obterem-se velocidades 6x abaixo da de captação.
A máquina Vertigo XG é a proposta para a elaboração/inserção dos necessários gráficos que complementam todo o tipo de informação que se pretende.
A ligação entre a sala de controlo e a redação deve ser feita de um modo integrado e automático, pelo que a solução proposta pela Grass Valley, Ignite, é a resposta adequada ao fim em vista.
Por último, mas muito importante, há a considerar os Multiviewers, pois é a partir deles que é feito o visionamento de todo o material a emitir, qualquer resolução até UHD-1, dando aqui a Grass Valley uma ajuda com a sua família apelidada de Kaleido.
Multivier Kaleido
News
Sendo a produção de noticiários uma tarefa na qual o tempo é algo que escasseia, o Grass Valley STRATUS cumpre na perfeição duas tarefas em tempo útil, ou seja, a total gestão do processo criativo e fornecimento de conteúdos.
Recorrendo-se ao software EDIUS, agora na versão Pro 8, ou, em alternativa o EDIUS Workgroup 8 plus, a edição em tempo real passou a ser a nova realidade, trabalhando ambos com qualquer resolução até UHD-1. Este último pode ainda associar-se o GV STRATUS e o K2.
No campo da transcodificação de ficheiros a marca recomenda o recurso ao seu “Multiformat/Multicodec Video File Transcoder” que apelidou por XRE.
Para o Registo, Armazenamento e acesso à prestação de Servidores a recomendação acaba por encontrar na plataforma K2 a adequada resposta, dado esta oferecer uma infra-estrutura unificada de aquisição, gestão, empacotamento e fornecimento de conteúdos numa diversificada gama de requisitos e especificações de transmissão de média, em que a UHD-1 e o IP estão contemplados.
Content Delivery
A iTX é considerada pela marca como a mais usada (1.500 clientes), avançada e integrada plataforma de playout para Televisão profissional, seja qual o tipo de emissão pretendido, desde os convencionais canais lineares até aos canais especializados, assim como os On-Demand.
Networking
Num ambiente de trabalho onde o objectivo é a emissão de programas de Televisão, o processamento de sinais e respectivos encaminhamentos corresponde a uma complexa rede na qual circulam as pérolas do Reino, razão pela qual, a mesma carece de uma especial atenção, mesmo agora, em plena era da implementação da UHD-1, e, como consequência, do IP. É aqui que entram os routers NVISION, série 8500, Densité, GV Node e o GV Convergent.
Os vários Routers
A Grass Valley e o IP
Na qualidade de grande impulsionadora da AIMS (Alliance for IP Media Solutions), a Grass Valley disponibiliza um elevado número de equipamentos adaptados para a era IP, tendo o Node, Plataforma Routing de Distribuição e Processador em Tempo Real sido um produto desenvolvido especificamente para a transição SDI para IP. Este produto combina as funções de um router híbrido (áudio+vídeo) com toda a gama de funções de processamento de sinal, nas quais se incluem os multiviewers, com agregação IP que permite que a totalidade dos 144 sinais de vídeo por GV Node possam estar disponíveis nos links de alta velocidade de agregação IP.
> MAIS NOTÍCIAS | ![]() ![]() |
---|