2017-05-26
Texto: Carlos A Henriques
Os anos passam mas o comprometimento com o mercado profissional tem-se mantido ao longo das últimas décadas em temos contactado directamente com a Ikegami, pois esta empresa japonesa, sempre na liderança tecnológica de equipamentos para Televisão, e agora também para Cinema, apresenta, sempre, o que de melhor o mercado tem para disponibilizar, seja monitores de resolução múltipla, desde o SD ao 8K, assim como câmaras, misturadores e demais equipamento necessário a um fluído workflow.
Este ano na NAB a Ikegami voltou a surpreender-nos com um novo lançamento, o da câmara HDK-73 e a apresentação das já consagradas UHK-430 e SHK-810.
Câmara HDK-73
Esta nova unidade, que agora se junta ao vasto grupo de câmaras que a marca comercializa, foi concebida para o mercado HD de baixo porte, ou seja, 1.080i e 720p, recorrendo para o efeito a um sensor C-MOS de 2/3”, o qual confere à imagem o nível máximo exigível neste segmento, com uma boa relação custo/qualidade, aliás, dentro dos valores a que a marca já nos habituou.
A HDK-73 na qualidade de câmara pertencente à série Unicam, é do tipo docável o que permite a sua utilização como câmara de estúdio, podendo a sua ligação à CCU fazer-se através de fibra óptica ou triax, de modo livre para trabalhar sem cabos, ou seja, wireless, assim como stand alone para registo de material a incluir numa produção mais elaborada. No que respeita aos painéis de controlo da CCU há uma gama completa disponível a qual abarca desde o modelo mais simples ao mais capacitado, que o mesmo é dizer, pode optar-se pelo joystick OCP-10, ou, em alternativa, pelo sofisticado touchscreen OCP-300.
C�mara HDK-73
Esta câmara é portadora de novas capacidades como, por exemplo, “Quick EZ Focus Assit” da Ikegami, assim como da CAC (Chromatic Aberration Correction). Neste domínio há ainda a considerar a inclusão do HLG (Hybrid Log Gamma) caso se pretenda captar imagens com a característica HDR (High Dynamic Range).
Câmara UHK-430
Da série Unicam XE eis que surge a camcorder UHK-430, lançada o ano passado na NAB mas agora com o upgrade HDR, uma câmara concebida para dar resposta portátil, tanto em estúdio como no exterior, às produções que requerem a resolução UHD-1 (3.840x2.160), sendo o sensor do tipo C-MOS, recorrendo-se a um prisma óptico para retirar da luz de cena as componentes luminosas RGB, obtendo-se após conversão três sinais com a resolução de 24 milhões de pixéis, ou seja, 8 milhões por sensor.
Camcorder UHK-430
A câmara apresenta a capacidade de comutação entre as resoluções UHD-1 e 2K, sendo esta última obtida a partir da primeira, pelo que a câmara pode disponibilizar na saída, e em simultâneo, as duas resoluções. Uma plug-in no módulo de saída permite flexibilizar a entrega dos sinais UHD-1, que o mesmo é dizer, Quad 3G, 12G e IP.
Entretanto, a ligação entre a cabeça da câmara e a CCU é estabelecida através de uma ligação por cabo híbrido fibra/cobre de 40G, 4:4:4 não comprimido, RGB, com oito canais HD.
Câmara SHK-810
Com o advento das transmissões experimentais em UHD-2, antiga resolução 8K, tal como se verificou com a transmissão de 100 horas de provas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (2016), a Ikegami esteve sempre envolvida, juntamente com a entidade oficial pública de Televisão no Japão, a NHK, desenvolvendo a miúde novos modelos, mais compactos, com imagem melhorada e mais baratos.
Agora, com a câmara SHK-810, foi dado mais um passo em frente dentro da filosofia e programa de implementação desta resolução, cujo objectivo é, para já, a cobertura total dos Jogos Olímpicos de 2020 que se vão realizar em Tóquio. Entretanto, as emissões experimentais iniciadas em 2016 continuarão até 2018, passando a partir desse ano a terem carácter definitivo, ou seja, 24/7.
A SHK-810 em exposi��o
Esta câmara recorre a um único sensor C-MOS Super 35mm, encaixe para objectivas tipo PL, com a resolução de imagem igual a 7.680x4.320=33.177.600 pixéis, apresentando sobre as antecessoras melhorias significativas como, tamanho, peso, design, ergonomia e operacionalmente comparável às tradicionais câmaras usadas para o mesmo fim. As suas imagens podem ser avaliadas no monitor protótipo Ikegami LCD de 55”.
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