2015-03-24
A Phabrix apresentou a versão 9.02 da gama Rx de analisadores de medida de vídeo e áudio. Esta versão é gratuita e pode ser instalada via website da Phabrix.
Eis as principais novidades desta nova versão:
Velocidade
A velocidade de refrescamento, já muito boa, foi melhorada. A velocidade de reacção do rato e dos dispositivos KVM também, pelo que ter os equipamentos na sala de máquinas e o controlo espalhado pela estação tornou-se uma escolha óbvia. A NBC instalou 21 unidades RX500 para controlo de qualidade, neste setup.
Interface
Maiores áreas de menu e operação mais rápida bem como a possibilidade de aceder a outros menus via click no lado direito do rato. Por exemplo, se tivermos uma imagem com cursor e clicarmos, podemos ver o pixel seleccionado em data e ver no monitor de forma de onda, simultaneamente, as formas de onda dos valores R, G e B do pixel!
Foram ainda feitas melhorias de modo a ser eliminado o “ringing” que se notava nos monitores entrelaçados.
Melhorias no áudio e novos toolsets
As ferramentas de áudio estão já muito desenvolvidas a ponto de haver clientes a começarem a escolher apenas o Rx em vez de equipamentos separados para vídeo e áudio.
O suporte de áudio via HDMI é agora possível, capacitando a monição de áudio nos altifalantes do monitor HDMI.
Um menu permite o áudio ser encaminhado para a porta de micro/auscultador do RX ou para o painel traseiro com controlo de níveis, o que o torna ideal para uma aplicação desktop.
A gama RX tem oito pares de áudio. A janela pode, contudo, mostrar apenas um par. No display Dolby (E, D e D+) foram adicionadas escalas de medida, balísticas, gratículas, novo peak hold, medidores de fase e ainda uma ferramenta áudio mix down, cujo setup pode ser gravado e reutilizado.
O RX passou a ter a capacidade, única no mercado, de apresentar dois Dolby decoders independentes. Podem ver-se todos os canais 5:1 ou 7:1.
Muti-frame Capture
Permite a gravação de frames e a sua reprodução para verificação de falhas. Em conjunto com os displays de forma de onda, vectorscópio, ancilliary data, SDI data, audio levels, loudness…, o que permite uma análise rápida dos erros na frame a ser analisada.
A captura multiframe pode ser activada por trigger no erro, podendo gravar frames antes e depois do erro, com o número de frames a gravar configurável. As frames capturadas podem ser vistas frame a frame ou como vídeo em tempo real.
Esta funcionalidade está disponível, simultaneamente, em cada uma das quatro entradas.
System Timing
Uma nova janela permite ver o system timing do gerador interno. O display de timing externo apresenta, agora, icons explicando os vários aspectos. A British Telecom adquiriu onze unidades para suportar as entradas Dolby que podem ter no Rx um timing diferente em cada uma das entradas.
Melhorias on-picture
Novos menus Right Click, V-Chip, AFD, Safety Area e Gamut.
Gamut
A imagem Gamut foi melhorada incluindo agora a possibilidade de definir a gama para poder mostrar o Gamut “out-of-range”.
Foram disponibilizados outros controlos de determinados parâmetros, o que veio tornar os erros mais visíveis em imagens de conteúdo complexo.
Closed Caption
Maior capacidade de suporte de 608/708, teletexto colorido WST e OP47. Opção standard para um canal, tendo-se que pagar para canais adicionais.
Loudness
A partir de agora é uma função standard, possibilitando a monitorização e logs. Permite gravar na ultrapassagem de threshold, fazendo, automaticamente, a exportação em formato .csv para posterior análise.
Controlo remoto via web browser
Esta nova versão permite ver as 16 imagens de um RX de quatro canais. O Chrome é o browser mais rápido nesta aplicação.
GPIO Selection
Passou a ser, agora, possível definir GPIO no controlo de preset.
Fonte: Dec.imagem
> MAIS NOTÍCIAS | ![]() ![]() |
---|