A actual vaga da produção de filmes 3D, a que se juntou, também, a Televisão, trouxe de novo a debate a necessidade da escrita de guiões tendo em atenção esta característica, assim como a preparação das equipas envolvidas tanto em termos teóricos como em prática real de captação e tratamento de imagens e sons estereoscópicos.
O Arranque
O projecto de um produto audiovisual 3D preconiza, à partida, a existência dos meios técnicos e humanos adequados ao objectivo final a alcançar, sendo a câmara ou câmaras a utilizar e a existência de um bom monitor, condição fundamental para que na pós-produção não surjam surpresas desagradáveis.
É aqui que reside o grande dilema do ensino e produção estereoscópica em Portugal, dada a dificuldade de se reunirem os meios técnicos necessários, porque inexistentes, ou, então, com custos de alugar a custos proibitivos, ficando, à partida, comprometido o campo do experimentalismo a que estas novas ferramentas e filosofias nos obrigam.
A Colaboração Ensino/Indústria
Ao contrário do que tem estado a acontecer em muitos países, em que os fabricantes de equipamento cedem às instituições de ensino as máquinas por si desenvolvidas e fabricadas, ou, até mesmo, promovem nas suas instalações workshops a custo zero para os formandos escolhidos a dedo, aqui no nosso país a prática desta postura é rara ou de difícil concretização, sendo excepção a esta regra o esforço feito pela Sony, através dos seus dealers, assim como da JVC (Pantalha) e da LG.
No sentido de percebermos melhor este fenómeno em Portugal, recorremos à Internet tendo encontrado no blogue do Prof. da Universidade Lusófona, Filipe Costa Luz (Coordenador do movlab), o seguinte texto:
“Projecto em estereoscopia
Apesar das minhas paixões e embirrações com a estereoscopia, estou actualmente envolvido na produção e pós-produção de um filme em S3D. Com o apoio da empresa Amperel, que emprestou à Universidade Lusófona a câmara Sony PMW TD300 e o monitor Stereo LMD 2451TD, assim como da própria Universidade com ajuda financeira, instalações e equipamento audiovisual e a participação de um grupo de alunos que irá desenvolver uma curta de ficção científica com recurso a muita pós-produção, 3D e imagens estereoscópicas (S3D).
Os primeiros testes realizados hoje, dia 21 de Julho, resultaram em efeitos 3D bem interessantes. Brevemente iremos publicar imagens de todo o desenrolar da produção”
Estava dado o mote, ou seja, tínhamos entre mãos matéria prima para o desenvolvimento de uma estória, que à partida se nos afigurava interessante, bastando agora a entrada em contacto com os envolvidos na mesma, o que acabou por acontecer no estúdio F da Universidade Lusófona, onde fomos recebidos pelo Prof. Filipe C. Luz, por dois colaboradores da Amperel, respectivamente o Eng. Gonçalo Fernandes e Eduardo Vicente e por alguns dos alunos e ex-alunos da Lusófona envolvidos nesta “aventura”.
Equipamento Cedido
A Amperel, empresa de referência em Portugal no fornecimento e instalação de equipamento broadcast de reputadas marcas como, Avid, Vinten, Sony, e outras, deu uma importante ajuda a todo este envolvimento que se avizinha vir a ser um caso de sucesso no meio audiovisual português.
A câmara disponibilizada foi uma camcorder monobloco 3D da Sony, modelo PMW TD300, equipada com sensores Exmor Full HD C-MOS (dois blocos de três sensores), sistema duplo de objectivas, com registo XDCAM EX ou em cartões SxS (L/R x 2), podendo este ser feito no modo 3D ou 2D, com um viewfinder de 3.5”, auto-estereoscópico, saída HDMI (3D/2D) para visionamento em televisores domésticos, sendo possível a sua integração em ambientes multi-câmara graças à entrada/saída de genlock e time code.
O monitor de vídeo 3D, o LMD 2451TD, também da Sony, foi um excelente auxiliar de rodagem e preparação de trabalho futuro, o qual reproduz as imagens estereoscópicas, recorrendo-se, para o efeito, a um par de óculos passivos, do tipo polarização circular (esquerda/direita), evitando-se, deste modo, problemas de sincronização e necessidade de pilhas eléctricas para alimentação.
O monitor incorpora a chamada tecnologia ChromaTRU, a qual concretiza uma óptima combinação cromática, através de um ecrã do tipo LCD com uma resolução full HD (1.920x1.080), sendo o ângulo de visionamento muito alargado.
Admite, nas suas entradas, múltiplos formatos 3D, o que lhe confere uma grande flexibilidade quando se pretende trabalhar tanto em estúdio como no exterior, assim como a compatibilidade com sinais 2D.
A Equipa de Produção/Realização
Tendo como coordenador geral o Prof. Filipe C. Luz, através do qual a Universidade Lusófona fez o convite a alguns dos actuais alunos da licenciatura de Cinema, assim como a ex-alunos constituídos em empresa produtora, a Arranca, a equipa conta, nos cargos principais, com:
André Lourenço (Produtor Executivo)
Hugo Morgado (Realizador/Argumentista)
Rodolfo Silveira (Director de Fotografia)
Sara Avelar (Directora de Arte)
Júlio Ramos (Director de Pós-Produção/Supervisor VFX)
Tiago Galvão (Director de Som)
O Projecto
Baseado num guião já existente da autoria de Hugo Morgado, entretanto adaptado à nova realidade, tendo em vista a característica 3D, o grupo desenvolveu todo o trabalho necessário à boa concretização de uma curta metragem, já baptizada com o nome “O Berço da Vida”, que irá ter uma duração de cerca de dez minutos, do género ficção cientifica, a qual, segundo a opinião de um dos elementos, irá concretizar uma ideia original através de uma técnica e linguagem jamais usada em Portugal.
Dadas as características próprias da produção, houve a necessidade de conceber todo o tipo de máquinas que entram em cena como, por exemplo, uma nave espacial, tractores, ambientes interiores de alta tecnologia, assim como o guarda-roupa a ser usado pelo actor.
A Sinopse
Num futuro distante, depois de os humanos terem colonizado Marte e, tal como aconteceu na Terra, terem esgotado a sua possibilidade de suportar vida, o último homem vagueia pelo espaço há 20 anos, à deriva numa nave que transporta sementes, tecnologia biológica e humanos adormecidos em criogénico* para fertilizar outros planetas.
Antes do planeta sucumbir totalmente à exploração desenfreada dos humanos, foram lançadas no espaço naves, como a apresentada na curta-metragem, a qual transporta o único sobrevivente de uma frota inteira de milhares de naves que partiram de Marte com o mesmo objectivo, fazendo parte de um plano antigo que os humanos pensaram para colonizar e fertilizar outros planetas, dando para dar continuidade à raça humana que quase desapareceu depois do flagelo da Terra e de Marte.
Mas o espaço é demasiado grande e a nave parece perder-se e não conseguir o seu objectivo, esgotando também os seus recursos nesta busca.
Nota de Intenções
De acordo com os mentores do projecto:
“O Berço da Vida é um filme de ficção cientifica que explora a saga de um homem que percorre o espaço numa nave completamente sozinho. Com a sua condição mental altamente precária, ele possui a última tentativa de salvar o legado terrestre.
Os cenários deste filme, reais ou em CGI, conferem uma claustrofobia inerente ao estado demente da personagem. Será uma grande vantagem filmar em estereoscopia pois desse modo, os cenários apertados serão bastante realçados. Mas não só os ambientes confinados terão vantagem. Também os espaços abertos ganharam com a composição do quadro e profundidade de campo desta técnica, oferecendo assim uma experiência única ao espectador.
Este facto será por si só um desafio enorme, não só pelas exigências do trabalho em si como também pelo facto de ser uma produção pioneira em Portugal e a qual seremos nós a embarcar nela, apesar de altamente conscientes de todas as vantagens e contradições de fazer um projecto com esta dimensão artística e técnica. Devido às suas características de produção, O Berço Da Vida terá com certeza um lugar de destaque no mercado. Sendo uma das primeiras obras nacionais feita em estereoscopia e a explorar este género, terá um nível de exibição superior ao normal das outras curtas.
Haverá assim uma forte possibilidade de rentabilizar, quer financeiramente quer artisticamente, todos os investimentos feitos para conseguir atracar esta nave a bom porto. E acima de tudo, quando olhar-mos para trás daqui a uns anos, saber-mos que fomos nós quem contou e quem fez história no cinema português”.
Concept Art/Nave Exterior
A partir da ideia original de uma nave com os requisitos próprios de deslocação e sobrevivência nos meios ambientes onde terá que permanecer, isto na fase do projecto em que era suposto realizar a curta em 2D, agora, com o acréscimo da depth havia que tirar partido de um design em que os movimentos de “câmara” em torno do aparelho proporcionassem, a cada passo, ao espectador o desfrutar de novos e interessantes elementos cenográficos .
Tal pressuposto obrigou à reformulação total da nave espacial, tornando-a muito mais espectacular quando a cena a mostra nos planos sucessivos do seu trajecto rumo ao infinito desconhecido.
Storyboard
O desenvolvimento de toda a acção com recurso a um storyboard tão pormenorizado quanto possível foi uma das preocupações da equipa envolvida, dado que o destaque a ser dado a pequenos pormenores que fazem a razão de ser desta produção em 3D, carece, sempre, do elemento imagem na fase de planificação.
A Estreia
Esta primeira fase de concepção e rodagem experimental de cenas em chroma, a qual conduziu a equipa a situações não previstas inicialmente, foi óptima dado ter obrigado a um estudo mais profundo do conceito 3D, o qual implica, em determinadas cenas, ao repensar o modo como estas deverão ser desenroladas, estando prevista a rodagem final em Dezembro a que se seguirá um longo período de pós-produção, avaliada em 6 meses de árduo trabalho.
Com o entusiasmo de toda esta jovem e motivada equipa, Junho de 2013 é já amanhã, pelo que já não falta muito tempo para que o grande ecrã reproduza no seu máximo esplendor esta pequena pérola audiovisual, que estamos certos irá ser um importante marco no audiovisual português.
* líquido criogénico- líquido que se mantém a temperaturas muito baixas (ar líquido, hidrogénio líquido, hélio líquido)
> MAIS NOTÍCIAS | Partilhar Enviar a um amigo |
---|