Harris no Controlo Total
A emissão de um canal de Televisão 24/7 nos dias que correm não mais recorre às filosofias do século passado em que por detrás de uma régie de continuidade laboravam, no mínimo, seis profissionais cuja actuação se fazia sentir, fundamentalmente, no instante de passagem entre programas, ou nos blocos publicitários, havendo em determinados momentos a intervenção da/o chamada/o locutor/a de continuidade, numa primeira e longa fase, ao vivo, passando a off com o arranque, em 1992, da Televisão privada em Portugal, ou seja, a SIC.
Com a entrada da informática no dia-a-dia da Televisão, todos os conceitos até então desenvolvidos no que respeita à captação, registo, pós-produção, distribuição, comercialização, emissão e recepção, mudaram de paradigma, sendo posto de lado o tradicional sinal de vídeo, para a imagem, e o áudio, para o som, passando a circular entre máquinas, através de redes com vocação para tal, a informação no formato de ficheiros, dados e metadados.
Com a entrada deste novo workflow, a actividade televisiva sofreu uma profunda alteração, passando a ser possível a gestão em simultâneo de vários canais, recorrendo-se a um número ínfimo de profissionais, pois o automatismo foi levado ao expoente máximo, com garantias de qualidade muito elevadas e baixa probabilidade de falhas atribuíveis às máquinas envolvidas, e isto porque as grandes marcas presentes no mercado estão em constante evolução com os seus produtos, conferindo cada vez mais a necessária fiabilidade que a função exige.
Sendo a Harris uma das empresas que se tem encontrado, sempre, na linha da frente da inovação no que respeita à indústria televisiva e tudo à volta, a mesma fez, na última edição da NABSHOW (Abril-Las Vegas) e IBC (Setembro-Amesterdão) em 2012, o lançamento de um novo produto que decerto irá revolucionar o mercado, no campo do automatismo televisivo, ou seja, o “Invenio Motion 4” .
Em termos gerais este novo produto tem como principal função gerir, executar e monitorizar os diversos workflows a que um ou mais canais de Televisão estão sujeitos, apresentando, como capacidade única, a possibilidade de quantificação do valor de como cada tarefa se correlaciona ao longo de cada workflow.
O “Invenio Motion 4” não é mais do que uma reinvenção das aplicações de Media Asset Management (MAM) fazendo a passagem de um software “simple workflow management” para “comprehensive media management solution” envolvendo pessoas, aplicações e dispositivos num workflow integrado e total.
Os utilizadores passam a ter à sua disposição capacidades sem paralelo de controlo do workflow, cruzando neste tarefas de traffic e billling, jornalismo, gestão de arquivo e emissão.
O “Invenio Motion 4” permite ao utilizador, também, adicionar, configurar e gerir dispositivos, assim como ainda apontar tarefas aos colaboradores envolvidos, para além de tornar possível o acompanhamento de um projecto desde o seu início até ao seu final, consolidando as múltiplas tarefas MAM numa só máquina.
Os canais de Televisão podem agora ter informações detalhadas dentro de um dado projecto como, por exemplo, o custo associado ao mesmo, assim como outros factores relacionados com a performance de execução desse projecto. Fica, deste modo, possível determinar a eficiência da Organização, ficando claro o modo de melhoria de processos, dando prioridades a determinados workflows, ou introduzindo melhorias na distribuição de tarefas entre os envolvidos no processo.
A empresa representante da marca Harris, a Dec.Imagem, tenciona fazer, em breve, visitas de apresentação da linha de softwares Harris em Portugal, de automação, billing e traffic e MAM, nas quais está incluído o “Invenio Motion 4”.
Para mais informações:
> MAIS NOTÍCIAS | ![]() ![]() |
---|