O suporte em filme de 16mm ficou a dever-se ao desenvolvimento levado a cabo pela Kodak, a qual apresentou resultados visíveis, pela primeira vez, em 1923.
Face às suas dimensões, conduziu a câmaras de menores dimensões, resultando, por tal razão, uma redução drástica no seu peso, tornando o seu uso ao ombro do Operador facilitado, passando a ser em trabalhos de gama inferior ao 35mm o ideal face à relação custo/qualidade apresentada.
De início a preto-e-branco ao que se seguiu a cor, o 16mm foi protagonista no registo dos maiores eventos à superfície terrestre, assim como na Lua aquando da chegada do Homem aquele satélite natural da Terra.
Suporte de apoio fundamental e único à Televisão em diferido, até à invenção do gravador magnético de vídeo, o VR1000, da Ampex, a qual se verificou apenas em 1956, não estagnou no tempo, tendo evoluído continuamente até aos dias de hoje, apesar do Mundo estar a mudar para as câmaras digitais.
A Arri, principal fabricante e fornecedor de câmaras para trabalhar com película de 16mm, tem feito jus à sua capacidade inventiva, pois apesar da D-20, D-21 e agora a Alexa, todas digitais, continua a apresentar, todos os anos, novos modelos, respondendo a algumas solicitações do mercado.