O NASCIMENTO DO CINEMA
A Colorize Media Learning passa a apresentar, de um modo sistemático, a partir deste artigo, aquilo que em gíria literária se designa por História, cabendo aqui apenas o que de mais relevante se passou desde a obtenção da 1ª fotografia, em 1826, perto de “Chalon-sur-Saône (França), por Joseph Nicephore Niépce, até à estreia do Avatar, em 2009, filme que representa o facto de ser o último a fazer com que o Cinema da nova geração, ou seja, da era Digital, desse um salto gigante para a reprodução em sala de mais uma característica da Natureza, ou seja, a tridimensionalidade.
Recorrendo a um trabalho desenvolvido pela “Messimer Films”, neste 1º Capítulo, vamos poder ver uma súmula do que mais relevante se passou no período que antecedeu o nascimento do Cinema, assim como nos anos imediatamente a seguir a tão importante evento.
Neste filme podemos ouvir, também, o registo do primeiro som, verificado em 1860, no qual uma cantora interpreta a canção “Au Clair de la Lune”, assim como o 1º “filme”, da autoria de Eadweard Muybridge, de nome “The Horse Motion”, numa quinta californiana, em 1878 tendo o mesmo fotografado um cavalo, em movimento acelerado, com recurso a 12 câmaras estereoscópicas. O visionamento era feito com recurso a um primitivo dispositivo de nome “zoopraxiscope”.
O 1º filme em celulóide, com a duração de 2 segundos, foi feito em 1888, graças à acção de Louis Aime Augustin, na Grã-Bretanha, em Yorkshire, tendo o mesmo sido baptizado com o nome “Roundhay Garden Scene”, a que se seguiu a invenção do Kinetoscope e do Vitascope, dispositivos de captação e reprodução de imagens, inventados, respectivamente, por Thomas Edison e Whilliam Dickson, os quais permitiram uma série de testes feitos em reservado, dos quais resultou, em 1894, o filme “The Boxing Cats”.
Entretanto, em 1895, entram em cena os irmãos Lumière, os quais, graças às suas invenções, ou seja, à câmara e respectivo projector, a que deram o nome de “Cinématographe”, potenciaram a 1ª apresentação pública de imagens em movimento, com o filme “La Sortie des Usines Lumière à Lyon” (Saída da Fábrica), a que se seguiram “L‘Arrivée d‘un Train en Gare de la Ciotat”, “Repas de bébé”, “Démolition d‘un Mur”, a 1ª comédia “Le Jardinier” e o primeiro filme, “The Lyon”, com a câmara em movimento, o 1º beijo na História do Cinema, no estúdio de Thomas Edison em Abril de 1896, são outros momentos a destacar..
De seguida entra na História Georges Méliès, com os seus Efeitos Especiais e o primeiro filme de terror com o título “Le Manoir du Diable”, sendo considerado o 1º filme de “verdade”, assim como em 1902, o 1º de ficção científica “A Trip to the Moon” (Viagem à Lua), tornando-se num dos mais importantes filmes da História do Cinema.
Em 1908 é realizado, em França, o 1º filme pornográfico, de nome “A L‘Ecu d’Or ou la bonne auberge”, nascendo o 1º filme de “Tarzan” apenas em 1918, tendo cabido à Warner Brothers a produção/realização do primeiro filme sonoro, ou seja, “The Jazz Singer”, em 1927.
A entrada da cor foi o novo passo, sendo preocupação da 20th Century, desde a sua fundação, tal objectivo, o qual, graças ao sistema Technicolor, em 1941, a tentativa que para tal fosse possível. Contudo, o método utilizado era caro e muito complicado, tornando-se de uso corrente só após o final da IIª Guerra Mundial.
Graças a Mack Sennet foi criado o estilo “Slapstick” do qual resultaram estrelas como Buster Keaton, Charlie Chaplin, Laurel and Hardy e muitos outros.
O arranque do Cinema fica a dever muito a outras figuras ainda não mencionadas, como Edwin S. Porter, William Paul, David Griffith, Robert Wiene, August Blom, Thomas Harper e Segei Eisenstein, entre muitos outros.
O 3D, o Cinemascope, o Surround, o Sensurround, a Estereofonia, o Dolby 5.1 e 7.1, o Cinema com Cheiro e outros desenvolvimentos, serão tratados noutro Capítulo.