John Logie Baird e a Televisão Mecânica
2015-02-03
Texto: Carlos A Henriques
Os sistemas primitivos de Televisão assentavam em dispositivos mecânicos de origem vária, tendo sido, contudo, o disco Nipkow o elemento mais em destaque face à concorrência, apesar de o número de linhas usado na constituição da imagem ser muito reduzido, o que implicava a captação de imagens de baixa resolução comparativamente às obtidas mais tarde em plena fase da Televisão captada e reproduzida na sua totalidade com recurso a meios electrónicos.
No arranque da Televisão um dos grandes entusiastas e impulsionadores da Televisão foi o escocês John Logie Baird (14 de Agosto de 1888- 14 de Junho de 1946), o qual teve como elemento negativo o facto de nunca ter reconhecido outro tipo de Televisão que não fosse o baseado, em termos de captação e reprodução, em sistemas mecânicos.
Contudo, é maioritariamente reconhecido como sendo a primeira pessoa que conseguiu demonstrar um sistema de transmissão/recepção de imagens à distância, que o mesmo é dizer, Televisão, tendo iniciado as suas experiências por volta do ano 1920.
No sentido de dar uma maior visibilidade e capacidade económica ao que entretanto ia desenvolvendo, Baird estabeleceu, em 1925, um acordo com os ainda famosos armazéns Selfridges (Londres) no qual se comprometia, a troco de determinada quantia monetária, fazer demonstrações numa zona estrategicamente escolhida, “obrigando” os visitantes a passarem por zonas comercialmente apelativas à aquisição dos produtos expostos, em especial as senhoras, dado que a secção de langerie ficava ali mesmo ao lado.
De inicio as “imagens” não passavam de meras silhuetas ou, então, letras brancas inseridas num fundo preto, não se podendo considerar estas demonstrações como Televisão no verdadeiro sentido do termo dado que os dois discos de Nipkow usados, um na captação e outro na reprodução, se encontravam montados no mesmo eixo, dentro de uma caixa de vidro.
Em Outubro de 1925 Baird obteve um grande sucesso com a transmissão a curta distância, de um canto para outro no seu apartamento, da imagem da cabeça de um fantoche, de nome Stooky Bill, daqueles que são usados pelos ventríloquos, tendo feito a primeira demonstração pública três meses mais tarde, mais precisamente a 26 de Janeiro (1926) em cuja assistência marcaram presença 50 cientistas que eram membros da Academia das Ciências Britânica (Londres) e um Jornalista do “The Times”, tendo a distância percorrida pelas imagens sido agora substancialmente aumentada graças ao recurso a ondas radioeléctricas e a uma linha telefónica de uso comum.
O sistema então demonstrado recorreu, uma vez mais, a dois discos Nipkow, sendo cada um portador de 30 “buracos”, que o mesmo é dizer, a imagem resultante era constituída por 30 linhas, correspondendo esta a um aumento significativo na qualidade comparativamente a experiências anteriores nas quais foram usadas apenas 16 linhas. Estava demonstrada, efectivamente, a possibilidade do uso em situações concretas do princípio do varrimento (leitura) sucessivo de imagens, reproduzindo-se, então, cinco imagens completas por segundo.
A primeira transmissão a grande distância, que o mesmo é dizer, transatlântica, deste sistema deu-se a 9 de Fevereiro de 1928, sendo as imagens geradas em Londres, a cara do próprio Baird, e reproduzidas nos EUA num televisor Baird em Harstdale, arredores de New York e num barco algures no Atlântico.
O espírito inventor de Baird, que não se limitou ao desenvolvimento da Televisão, propriamente dita, levou-o à demonstração, em 1928, de algo que só décadas mais tarde acabaria por ser inventado, ou seja, a Televisão a Cores, a Televisão 3D, assim como um sistema de registo de vídeo baseado em disco, em 1926, a que deu o nome de Phonovision (patente britânica 289104 de 15 de Outubro de 1926).
Em 1929, Baird conseguiu convencer a BBC (British Broadcasting Company/Corporation) a fazer emissões de Televisão com base no seu sistema, tendo-se estas iniciado a 29 de Setembro, recorrendo-se à prestação do emissor de Rádio de Onda Média, ou seja, as emissões eram feitas em AM (Amplitude Modulation), cuja cobertura abarcava, apenas, a região de Londres, isto no período em que a programação de Rádio era interrompida, pois naquele tempo as emissões radiofónicas eram feitas apenas durante algumas horas e não como acontece agora 7/24 (dias/horas), sendo estas de segunda a sexta-feira com a duração de meia hora cada dos estúdios instalados em Long Acre (Londres).
A primeira transmissão por parte da BBC com som e imagem em simultâneo deu-se em 1930, a 14 de Julho, devendo-se tal facto à inauguração das novas instalações da BBC em Brookmans Park, também em Londres, acabando com a opção anterior do envio alternado dos respectivos sinais, cabendo à peça “The Man With the Flower In Is Mouth”, de Pirandello, a honra de inaugurar as emissões de teleteatro com estas características, sendo as mesmas feitas em directo.
A construção dos sistemas de captação assim como os receptores destas emissões eram levadas a cabo por uma empresa que Baird entretanto fundou, a BTDC (Baird Television Development Company Ltd. - 1927), tendo o mesmo baptizado os aparelhos usados na reprodução das imagens de “Televisor”, cujo nome foi escolhido entre várias sugestões proferidas por amigos e de alguns da sua própria autoria.
Do mesmo modo fundou aquele que pode ser considerado o primeiro canal de Televisão, ou seja, o 2TV, tendo feito a primeira transmissão directa terrestre a uma distancia de 730Km, ligando Londres a Glasgow com recurso a uma linha telefónica disponibilizada para o efeito.
O primitivo e barulhento televisor Baird foi sendo sucessivamente aperfeiçoado, com um aumento significativo na qualidade das imagens reproduzidas, devendo-se tal facto à própria evolução do sistema e dos materiais empregues, sendo o mais significativo o recurso a um maior número de linhas, as quais passaram de 16 para 30, 60, 90, 120, 180 e 240, construindo-se para o efeito emissores especiais para a sua transmissão na banda VHF (Very High Frequency) dado que a quantidade de informação que passou a ser sucessivamente disponibilizada carecia, cada vez mais, de uma largura de banda compatível com o aumento da mesma, à qual a Onda Média já não dava a adequada prestação.
Como era de prever o sistema mecânico de Baird tornou-se rapidamente obsoleto face ao desenvolvimento entretanto feito no campo da Televisão totalmente electrónica, destacando-se em Inglaterra a empresa EMI e nos EUA a Marconi, as quais entraram em parceria e disponibilização dos avanços alcançados de parte a parte.
Contudo, em Novembro de 1936, a partir das famosas instalações de Alexandra Palace (Ally Pally), a BBC quis tirar a limpo que opção tomar, pelo que proporcionou ao público e à Comissão de análise entretanto criada pelo governo britânico, emissões baseadas no sistema mecânico de Baird (240 linhas) e do electrónico EMI-Marconi (405 linhas), em dias alternados da semana, tendo sido previsto um período experimental de seis meses.
Passados apenas três meses foi tomada a decisão final, tendo sido escolhida, como não poderia deixar de ser, o sistema electrónico EMI-Marconi.