Dos Anos 20 aos Anos 50
Texto: Carlos A Henriques
Introdução
A tentativa de escrever a História Mundial da Televisão é, à partida, tarefa complexa e simultaneamente arriscada dado haver sempre elementos não contemplados cuja exclusão pode contribuir para uma leitura menos credível.
O nosso objectivo com algumas das crónicas já aqui reproduzidas é trazer à luz do dia não a história da Televisão enquanto fenómeno à escala mundial, em busca daquele que a inventou, mas sim a reprodução das experiências vividas por todos aqueles que dedicaram ao necessário desenvolvimento grande parte da sua vida profissional e até pessoal.
Nesta nova série de crónicas vamos ver através do sentir de alguns dos pioneiros da Televisão Americana, sendo nosso propósito alargar o âmbito a todas as partes do Mundo, desde que daí advenha vantagens evidentes para o leitor destas crónicas.
O Filme da RCA de 1956
Após o sucesso da implantação nos EUA da chamada Televisão a Cores (TVC) em 1953, graças à acção da RCA (Radio Corporation of America) e da NTSC (National Television Systems Committee), a RCA produziu em 1956 um filme educacional sobre o desenvolvimento da Televisão desde os anos 20’ até ao aparecimento da cor.
Formação da imagem
A presença em imagem do, então, Chairman da RCA, David Sarnoff, assim como do inventor e pioneiro da Televisão, Vladimir Zworykin, os quais trocam ideias num frente-a-frente, é no mínimo notável.
Este documentário, de 26 minutos, fica a dever a sua apresentação aqui no site Colorize Media Learning à cortesia do “Prelinger Archive” no qual se faz um pouco da história da Televisão desde a sua versão mecânica, com recurso ao disco Nipkow, os vários tipos de transdutores utilizados, assim como o contributo indirecto da II Guerra Mundial no desenvolvimento de tubos de raios catódicos (TRC) graças ao seu emprego nos radares e nos sonares.
O 1º Exterior
A Televisão desde muito cedo tentou sair dos estúdios o que acabou por acontecer em 1937 graças ao desenvolvimento feito nos laboratórios da RCA e da NBC.
Foram cerimónias oficiais, desporto e espectáculos de todo o tipo, cuja libertação do espaço estúdio trouxe à actividade televisiva aquilo para que a mesma estava vocacionada.
Conclusão
No sentido de ser fornecido material para reflexão sobre o modo como a Televisão se desenvolveu ao longo da sua existência, tanto no campo tecnológico como no da área dos comportamentos de quem a vê, iremos aqui reproduzir uma série de filmes, de origem vária, os quais vão muito para além da simples evolução tecnológica, dando-nos a perspectiva do modo como o Mundo passou da “Idade da Pedra” ao promissor futuro da Televisão dos cinco sentidos.