Desde o início do século XX que as tentativas de se alcançar um sistema credível de Televisão conduziram à apresentação pública, em Londres, em 1929, de um sistema mecânico baseado no chamado disco Nipkow, o qual foi a base do estudo teórico levado a cabo em 1884.
Este disco, inicialmente com 15 buracos circulares, ampliado mais tarde, aquando da demonstração, para 30, encontrava-se tanto na câmara, no acto de captação, como no televisor, concretizando a síntese da imagem, rodando a uma determinada velocidade, não muito elevado por questões do ruído produzido, assim como da necessária sincronização entre os dois discos envolvidos.
Este sistema foi desenvolvido pelo escocês John Logie Baird, o qual teve que contar mais tarde com o sistema electrónico EMI, partilhando, em semanas alternadas, as emissões da BBC (1936).
É interessante verificar-se que passados quase 100 anos o problema da maquilhagem se volta a colocar, quando se pretende, hoje em dia, captar e transmitir em alta definição (HD), exagerando-se a sua aplicação para que a imagem fosse, naqueles tempos, mais contrastada, enquanto agora a sua aplicação tem que ser mais subtil de modo a não se fazer notar.