A empresa israelita LiveU, fundada em 2006, com grande experiência dos seus quadros fundadores em transmissões “wireless”, apresentaram em Las Vegas, por ocasião da última edição NAB, um produto revolucionário no campo do ENG (Electronic News Gathering), o qual dispensa os nem sempre disponíveis e caros “canais de satélite”, ou os pesados e de operação especializada “feixes hertzianos”.
Trata-se, apenas e só, de um equipamento que cabe numa pequena mochila, e que permite ser operado por pessoal não técnico, o que o mesmo é dizer, por um Vídeo-Jornalista, o qual ao chegar ao local onde há informação a ser recolhida, apenas carece de, por acção num botão “ON/OFF”, apontar a câmara para a cena a captar.
O som está embebido na imagem e só faz falta, agora, para que as imagens e sons do que está a acontecer, é da ordem do Supervisor de Emissão para pôr no “ar”.
Como frase publicitária, pode dizer-se que:
“Directos instantâneos em Televisão, a qualquer hora e de qualquer local, é só pedir”
É o chamado “Mundo Novo” dos Directores de Informação de qualquer canal televisivo, das Agências de Notícias e dos canais que usam a Internet como meio de difusão.
O sistema recorre aos “data streams” celulares e Wi-Fi “hotspots”, ultrapassado, deste modo os problemas inerentes a este tipo de transmissão no que respeita à limitação da largura de banda, tendo em atenção que a qualidade obtida no ponto de recepção é considerada profissional.
Com esta nova ferramenta, os profissionais de televisão passaram a dispor de:
Acessibilidade
Mobilidade
Baixo custo nas ligações em directo
Reduzido tempo de preparação
Facilidade operacional
O site do “53º Annual Grammy Awards” fez uso desta tecnologia no que foi, então, apelidado de “Around-the-Clock Coverage”.
Em Portugal coube ao Canal Porto TV a primazia no recurso a tão poderoso meio.