2017-04-23
Texto: Carlos A Henriques
Imagem: Gonçalo falé
Edição: Bruno Domingues
O segundo dia da edição 2017 da NAB presenteou os visitantes que gostam de Cinema com uma série de Conferências muito interessantes, indo o destaque para a forma como o responsável pelos Efeitos Especiais (EFX) do filme “O Livro da Selva”, o cineasta Rob Legato, nos fez a desmontagem da grande complexidade de operações a que o filme obrigou.
Mas, comecemos pelo princípio, ou seja, pela primeira Mesa Redonda do dia com o título: “Is Cinephilia Dead Or Is It Just Expanding?”, na qual foram colocadas aos intervenientes algumas questões de fundo sobre o modo como está a ser encarado o Cinema face à “revolução” Digital em curso.
Entre as várias questões apresentadas, uma que se destacou tem a ver com o modo como o Cinema deve ser encarado, ou seja, sob a forma de pura Arte, a 7ª, ou, a partir de agora, como um conceito baseado apenas em Conteúdo?
O painel foi unânime nas várias considerações a ter em conta, destacando o facto de que qualquer Obra, seja ela qual for, sem conteúdo, não faz muito sentido.
À pergunta: “Tecnologia e Cinema. Será que uma influência a outra?”, houve várias intervenções controversas dos três elementos do painel, contudo, em forma de conclusão, podemos dizer que o Cinema não é mais do que a Arte das imagens em movimento, baseada na transmissão de emoções, a que se deve associar uma história bem escrita para o meio a que se destina, tendo esta que se apoiar, necessariamente, em suportes tecnológicos mais adequados para tal fim.
Tecnologia e Cinema
A catedral do Cinema, ou seja, a sala onde o mesmo é visionado, é o local onde as pessoas procuram a magia das maravilhas da vida, assim como o consumo da partilha da parte de alguém, ou grupo, do modo como a vida é encarada, assim como obter respostas a algumas questões de fundo em termos particulares ou globais.
A actual tecnologia baseada na Realidade Aumentada (AR), na Realidade Virtual (VR) e nas imagens 360° é a resposta mais directa à questão inicialmente colocada.
A próxima geração de cineastas, segundo o painel, vai ter que atribuir ao conteúdo e à tecnologia a mesma percentagem de empenhamento, não podendo descorar a importância de um a favor do outro.
E eis que chegou a hora da Conferência do dia, a qual foi, segundo nossa opinião, a mais bem conseguida das apresentadas este ano pela SMPTE, com o título: “Jungle Book, Photorealism and the Bright Future of Filming”, sendo conferencista o já anunciado Rob Legato, vencedor de três Oscares da Academia Americana de Cinema pelos Efeitos Especiais, respectivamente, “Titanic” (1995), “Hugo Cabret” (2011) e “O Livro da Selva” (2016).
Os Efeitos Especiais do filme “O Livro da Selva” foram esmiuçados ao mais ínfimo pormenor, com a apresentação de pequenos clips que acompanharam o relato do seu autor. O entusiasmo de Rob Legato, associado ao do público presente, levou à quebra de uma regra sagrada neste mudo das conferências, em especial na América, que é a do respeito pelo tempo atribuído a cada um. A Organização não teve coragem de cortar, pura e simplesmente, o discurso, isto para gaudio da assistência.
A SAM fez hoje a sua Conferência de Imprensa, na qual, sem grande alarido, tal como acontecia no tempo em que se chamava Quantel, apresentou à Imprensa aqui deslocada, as suas novidades, das quais há a destacar:
Conferência de Imprensa SAM
Para terminar subiram ao púlpito dois clientes de grande sucesso, a Vista Studios e a Timeline, os quais se equiparam, fundamentalmente, com equipamento SAM já na vertente de utilização do IP (Internet Protocol).
A Sony fez também hoje a sua Conferência de Imprensa, mas, contrariamente ao habitual, fê-lo no seu próprio stand, varrendo ponto-a-ponto as grandes novidades e uma revisão rápida aos equipamentos provenientes de outros lançamentos recentes, digamos, dos dois últimos anos.
Conferência de Imprensa da Sony
Dos equipamentos apresentados há a destacar:
Para fechar o dia fomos ao ShowStoppers, ou seja, ao hotel Whynn, onde nos foram apresentadas uma série de start-ups, das quais, estamos certos, iremos ouvir falar muito nos próximos anos.
ShowStopers em acção
Amanhã vai ser um dia em grande pois terá lugar a abertura oficial da Exposição de equipamentos, rondando estes o bonito número de 1.800 expositores.
Já sabe: Se quer ficar por dentro das novidades, aqui estaremos amanhã com uma nova Crónica, pois:
“O Audiovisual é a nossa paixão”
> MAIS NOTÍCIAS | ![]() ![]() |
---|