2016-09-09
Texto: Carlos A Henriques
Imagem: Gonçalo Falé
Edição: Bruno Domingues
O arranque do segundo dia da IBC, que está a decorrer de 8 a 13 de Setembro em Amesterdão, viu abrirem-se as portas à parte do evento ainda em falta, ou seja, à Exposição de equipamentos, para a qual estão a contribuir cerca de 1700 stands, nos quais as marcas com maior reputação mundial fazem questão de abrirem para todo o mundo uma janela promocional ao mais alto nível.
Ao longo das próximas crónicas iremos descrevendo o que de mais relevante, segunda a nossa opinião, vai sendo apresentado.
A Associação Internacional de Fabricantes Broadcast, conhecida pela sigla IABM (International Association of Broadcasting Manufactures) fez a sua mesa redonda habitual, em cuja introdução, que durou cerca de uma hora, foram apresentados os números e todas as estatísticas possíveis do mercado Broadcast global, assim como as previsões a curto e médio prazo das tendências de mercado. A mesa redonda que se seguiu, baseada nos dados fornecidos, debateu as consequências dos mesmos e as atitudes a tomar para lhes fazer frente.
A Sony fez hoje, uma hora antes do arranque da Exposição, a habitual Press Conference no espaço onde está montado o seu mega stand. As primeiras palavras e imagens foram dirigidas aos Administradores presentes e a apresentação da mensagem de parabéns pelos 70 anos de existência da marca.
Foi feita a revisão aos equipamentos apresentados recentemente na NAB, mais concretamente em Abril, como a câmara HDC-4800 (UHD-1/HDR/HFR) e outras, assim como as novidades desta edição da IBC sendo a nova câmara POV com resolução 4K, a HDC-P43, a qual recorre ao mesmo sensor usado na HDC-4800 a grande novidade neste domínio.
O conversor HDR para SDR, o HDRC-4000, é uma das novidades mais marcantes dada a possibilidade que este novo membro da família traz às transmissões em directo, pois passa a ser possível proceder-se em simultâneo a uma emissão em 4K/HDR e outra em HD mas com a característica SDR.
Uma referência final aos novos monitores de alta precisão OLED e ao mega-ecrã CLEDIS para todo o tipo de apresentações de grande formato, em que a espectacularidade é condição necessária, sendo este baseado em camadas R,G e B separadas.
De regresso às Conferências, como a UHD-1 e UHD-2 continuam a estar na boca dos expert em comunicação, constituiu-se um painel em que se debateu em profundidade o recurso ao chamado WCG (Wide Colour Gamut) em transmissões live nesta resolução, pois até há bem pouco tempo não havia solução à vista. O problema de fundo reside na captação de imagem em directo, que o mesmo é dizer, sem recurso a pós-produção na qual se podem fazer grande parte das correcções necessárias. Por exemplo, num jogo de futebol num dia de muito Sol, há um grande problema a resolver, seja qual for o tipo de captação/transmissão, que é a presença de zonas com excesso de luz em contraste com outras onde a luz corresponde a zonas banhadas por grandes áreas de sombra. As soluções apontadas são deveras interessantes e requerem, por tal razão, de um tratamento futuro com o cuidado que a matéria requer.
O consórcio DVB (Digital Video Broadcasting), do qual nasceram as plataformas DVB-T (TDT), DVB-C (Cabo) e DVB-S (Satélite), fez questão de apresentar em Conferência de Imprensa as suas perspectivas sobre o estado actual da tecnologia televisiva nas várias vertentes.
Um dos elementos presentes na mesa dos conferencistas é o grande visionário da EBU para as tecnologias do futuro, o Eng. David Wood, o qual teve a amabilidade de nos conceder para o nosso site um breve depoimento.
Hot Spots corresponde a uma Conferência onde foram apresentadas as metodologias de produção e rodagem de algumas sérias televisivas de sucesso pelos seus mentores, concretamente por Richard Williams, da Northen Ireland Screen que explicou o modo de criação na Irlanda do HUB para a produção da série “Game of Trones”.
A produtora da série televisiva “Hooten & The Lady” para a Sky One, Caroline Levy, explicou o modo como foi feita a constituição das várias equipas nos oito países onde decorreram as filmagens. Entre os vários locais escolhidos há três características comuns, a saber:
1) Beneficios fiscais mais favoráveis;
2) Facilidades para a constituição da equipa;
3) Disponibilização de equipamento e espaços para plateau.
O dia de hoje terminou com a Conferência de Imprensa da AVID, na qual o CEO da empresa, Louis Hernandez, fez o anúncio de algumas novidades assim como as novas parcerias estabelecidas.
Quanto às novidades há a destacar o lançamento da AVID NEXIS E5 e o Pro Tools versão 12.6.
Do lado das parcerias as mesmas foram feitas com a Glookast, a Storage DNA, Digital Film Tree, a Atto e com a Filmlight.
E estas foram as novidades do dia.
Amanhã vamos ter nova crónica.
Fique ligado!!!!
> MAIS NOTÍCIAS | Partilhar Enviar a um amigo |
---|