2015-06-13
Texto: Carlos A Henriques
O anúncio de que o Netflix vai ser disponibilizado em Outubro em Portugal foi feito por Bill Homes (Head of Business Development), o qual considera que:
“O novo espaço de actuação do Netflix vai ser o da Europa do Sul com Portugal, Espanha e Itália, os quais se juntam à França que já dispõe do serviço.
Os comandos remotos dos televisores, nomeadamente da marca Panasonic, Philips, Sony, Toshiba e Vestel, apresentam um botão próprio para visionamento dos múltiplos programas disponibilizados, desde séries, a filmes ou programas de fluxo, através do qual é possível navegar pela programação disponível tal como se faz na Televisão tradicional”.
Mas, o Que É o Netflix?
Em termos muito gerais pode-se considerar o Netflix como um gigante fornecedor de conteúdos audiovisuais através da Internet (streaming), o qual conta no seu portfólio com mais de 62 milhões de clientes em 50 países, disponibilizando diariamente mais de 100 milhões de horas de shows televisivos e filmes.
House of Cards e Orange Is The New Black irão ficar de fora do lote de conteúdos que a plataforma de streaming norte americana irá disponibilizar, destacando-se, para o nosso caso as séries Marvel’s Daredevil, Sense8, Bloodline, Grace and Frankie, Unbreakable Kimmy Schmidt e Marco Polo, para os documentários Virunga, Mission Blue e as docuséries Chef’s Table, assim como uma série especial de “stand-up comedy”.
Dado o serviço a prestar pelo Netflix ser totalmente localizado na zona geográfica de disponibilização, o uso de legendas e/ou dobragem na língua do país receptor será uma prática a seguir.
O Netflix irá instalar em Lisboa um centro operacional para a prestação do serviço a Portugal, França, Itália e Espanha, dado que, de acordo com Reed Hastings (Presidente e Fundador do Netflix);
“A nossa equipa de gestão esteve em Portugal várias vezes para avançar com a criação dum centro operacional de suporte para servir, para já, estes quarto países. Lisboa é uma excelente cidade para viver e não é cara. A nossa agência local vai recrutar dezenas de pessoas de diferentes nacionalidades para trabalhar no centro”.
Com um custo mensal de apenas 7,99€, sem fidelização, ou seja, o cliente pode cancelar a prestação de serviços a qualquer momento, sendo o primeiro mês considerado de teste para o cliente, razão pela qual o mesmo é totalmente gratuito.
Estamos convencidos que a entrada do Netflix em Portugal vai mudar radicalmente o panorama audiovisual e televisivo no nosso país, dado ir obrigar os tradicionais fornecedores de conteúdos por cabo MEO, NOS e VODAFONE a melhorarem as suas propostas, caso contrário serão completamente absorvidos.
Quanto aos canais generalistas via TDT (Televisão Digital Terrestre), como RTP, SIC e TVI, a entrada do Netflix corresponderá ao início de um processo que culminará com o fecho deste tipo de distribuição de programas televisivos, por muitos apelidados de “broadcast”, cedendo lugar ao que começa a generalizar-se por “broadband”.
São os novos ventos de mudança, os quais obrigam a um repensar profundo sobre o que deverá ser a Televisão, o Cinema e o Audiovisual em geral até 2030, isto sem falarmos no 4K (Europa e EUA) e 8K (Japão) que já aí estão, do HFR (High Frame Rate) a 120fps, da HDR (High Dynamic Range) com mais do que 20 fstops, da ACES (Academy Color Encoding System) com um espaço colorimétrico exterior ao diagrama CIE, assim como da holografia a qual começa a tomar forma e a ganhar cada vez mais adeptos.
É que para 2030 só faltam 15 anos!
> MAIS NOTÍCIAS | ![]() ![]() |
---|