A deslocação a Las Vegas, todos os anos, para participar na NABSHOW, é, de há longa data, para todos os profissionais envolvidos no Audiovisual, seja qual for o ramo de especialidade, não só obrigatório como fundamental, dado que as novidades tecnológicas ali apresentadas são de tal vulto que leva o simples facto do “passar-se ao lado” à perda de informação não só importante como vital para a projecção no futuro próximo de uma actividade cada vez mais posta à prova no seu dia-a-dia.
A NAB (National Association of Broadcasters) é uma Associação Americana com fins lucrativos para os seus associados, cuja actuação se faz sentir na área da Rádio (5.000 estações), Televisão (900 estações), Redes de Distribuição (2.000) e Indústria do Audiovisual, sendo o Cinema Digital, na vertente tecnológica e de conteúdos, contemplado nesta última.
A sua fundação deu-se em 1922, no Drake Hotel, em Chicago, tendo-se estabelecido em 1928, definitivamente, como a grande mentora de tudo o que de inovação e desenvolvimento passou a ocorrer na indústria audiovisual americano, e, como consequência, em todo o Mundo, a partir do seu Quartel-General em Washington, D.C. (EUA)
Gordon Smith - CEO NAB
No sentido de dar cobertura aos propósitos da sua criação promove vários eventos a nível nacional e internacional, sendo o mais relevante o que ocorre todos os anos em Abril, em Las Vegas, este ano de 6 a 11 ( de 6 a 11 Conferências e de 8 a 11 Exposição de equipamento), recorrendo, uma vez mais, ao tema: “Where Content Comes to Life”, sendo o número de visitantes esperado superior a 100.000, aos quais é proporcionado mais de 83.000m2, onde se instalam cerca 1.500 expositores de 150 países, ocorrendo também, a anteceder e durante a Exposição de equipamento, um inimaginável número de Conferências que vão desde a Rádio, passando pela Gestão e Engenharia do “Broadcasting”, à Produção, Pós-Produção, Multimédia e Cinema Digital.
Novidades 2013
Ao longo dos próximos dias iremos desenvolver este tema, o das novidades, através das múltiplas peças que estamos a preparar, saltando de tema em tema como, por exemplo, o 3D, o 4K, os novos sistemas de registo, “second screen”, iluminação, arquivo, Cinema (da captação à exibição) e demais interessantes ocorrências deste importante evento.
Tal como prevíamos antes do arranque desta edição da NAB uma das “surpresas” iria ser de certo o lançamento de uma nova câmara da BlackMagic Design com a capacidade 4K, dado que o lançamento na edição anterior do modelo 2.5K a tal procedimento conduzia, ou seja, o aparecimento desta marca australiana no mundo das câmaras digitais tinha apenas um propósito, arrasar a concorrência, mais que não fosse no custo/qualidade das versões mais “indie”.
Mas, deixemos a sua apresentação para a próxima crónica, pois carecemos, ainda, de alguma informação de fundo que nos permita avaliar com um maior conhecimento de causa esta nova maravilha da técnica.
Assim sendo, vamos tomar como ponto de partida da nossa cobertura do que mais importante a edição 2013 da NABSHOW nos trouxe, a nova Phanton, a qual não é mais do que uma câmara que faz slow motion de altissíma qualidade, recorrendo à característica 4K como elemento diferenciador das suas novas valias.
Com o nome de baptismo de Phanton Flex4K, esta nova câmara, especialmente concebida para ser usada em produções cinematográficas, associa a sua altíssima definição ao facto de registar as imagens com frame rates que podem ir dos convencionais 24fps aos 1.000fps, resolução 4K, 2.000fps, resolução 2K, ou até 3.000fps para uma exigência menor, como é o caso do 720p.
Para o registo recorre a uma memória interna RAM de 64GB ou em registo externo para tempos de duração que exigem maior capacidade.
Como grande inconveniente, há a considerar o seu elevadíssimo preço o qual se encontra entre os 88.000 e os 132.000€.
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