TECNOLOGIA DÁ UMA AJUDA
A empresa holandesa Philips, uma das mais importantes no campo do desenvolvimento e fabrico de televisores num passado recente, mudou um pouco a sua postura no mercado, apostando no desenvolvimento de soluções que ajudam o dia-a-dia do comum dos mortais que tem que recorrer ao uso de monitores para trabalhar ou, simplesmente, para desfrute de umas boas horas de entretenimento e/ou diversão.
A recente parceria estabelecida com a Dolby, a qual contempla o desenvolvimento comum de ecrãs 3D auto-estereoscópicos, é um dos exemplos do novo caminho traçado pela Philips, sendo, para já, uma solução ainda em fase de desenvolvimento mas com resultados surpreendentes.
Na recente edição da NABSHOW 2012, tivemos a oportunidade de testar a eficiência destes novos monitores, os quais se encontram, ainda, na fase de desenvolvimento, mas já com uma boa qualidade, aplicando-se esta tecnologia tanto a ecrãs de televisão, como a monitores de todos os tipos, nos quais se incluem os computadores portáteis, assim como os telemóveis.
Entretanto, a atenção da Philips virou-se para outro importante desenvolvimento, cujos resultados poderão ser, num futuro próximo, usufruídos por quem o pretender, ou seja, para todos aqueles cuja postura defronte de um monitor se traduz por uma tendência de curvatura para a frente, sendo esta acção cada vez mais acentuada com o aumento do período a que o utilizador se vê sujeito.
O sistema foi baptizado com a designação “ErgoSensor Monitor”, dado o mesmo ser constituído por um sensor incrustado o qual está programado para detectar quais as distâncias ideais de visualização, ângulo formado pelo pescoço, assim como determina o instante em que o utilizador tem que fazer uma pausa, tendo, para este último caso, a capacidade de se auto-desligar caso haja insistência por parte de quem devia corrigir a sua postura e não o faz ou parar por um curto intervalo para o necessário descanso.
O monitor, de 24 polegadas (61cm), baseado em tecnologia LCD (Liquid Crystal Display), apresenta uma resolução full HD (1.920x1.080), com uma relação de contraste de 1.000:1, estará equipado, na parte superior, com uma webcam, a qual permite ao sistema identificar a posição do utilizador, ou seja, este fica a saber se o mesmo se encontra, relativamente à superfície do monitor, muito próximo ou muito afastado.
Perante irregularidades de posturas ou excesso de tempo de utilização, o monitor emite flashadas de aviso, procedendo à sua própria desligação caso os avisos não sejam tomados em conta, assim como em situações em que a ausência do utilizador se faz notar, havendo registos de poupança de energia eléctrica que rondam os 80%.
Como é de imaginar, há um elevado número de ajustes a serem feitos como, altura, inclinação e ângulo de rotação que terá que fazer para que o ErgoSensor se sinta satisfeito.
Quanto ao preço a Philips ainda não deu qualquer sinal, aliás como acontece com a data do arranque da respectiva comercialização.
> MAIS NOTÍCIAS | ![]() ![]() |
---|