CINAMAKER
A estreante nestas andanças Cinamaker está a revolucionar o mercado das produções baseadas em câmaras smartphone e dispositivos de áudio em tempo real.
Através de uma app num tablet, o Realizador passa a ter acesso às múltiplas câmaras que estão a ser usadas, para já apenas quatro, e fazer, ali mesmo, a respectiva mistura sem ter que recorrer a um caro e sofisticado misturador.
O sistema permite ainda a sincronização de sinais HD registados previamente para misturar com o live actual, assim como live streaming e a mistura com fontes de grafismo previamente armazenadas, ou, então, transformar o sistema num flexível e amigável editor de imagem e som.
CLEAR-COM
Quando se fala de intercomunicação temos que fazer referência obrigatória à Clear-Com dado esta ser uma empresa cuja missão principal da sua actividade é a do estabelecimento de ligação áudio entre as pessoas, a qual é fundamental em determinadas funções, sendo determinante a sua acção quando se trata da elaboração de programas em Televisão.
Stand Clear-Com
Este ano apresentou, como novidade, duas V-Series Lever Key-Panels, sendo estas constituídas por um painel de 32 teclas de intercomunicação (V32LD) e um painel para expansão para 16 teclas (V16LDE).
DOLBY
A empresa americana Dolby, entrou, definitivamente, no domínio da imagem, tendo desenvolvido uma série de conceitos e práticas, através dos quais é possível a um leigo na matéria compreender as regras deste novo jogo que se chama UHD-1, pois enquanto estas não forem conhecidas e respeitadas, jamais teremos em nossas casas as imagens de boa qualidade a que temos direito.
A mistura em ambiente Dolby Atmos
O conceito Dolby Vision, aplicável tanto ao Cinema como Televisão, recorre aos mesmos princípios da captação da imagem de Ultra-Alta Definição I e II, com processamento HDR (High Dynamic Range) em tempo real, cores de qualidade superior graças à WCG (Wide Colour Gamut) e HFR (High Frame Rate).
No domínio do som a Dolby aproveitou a NAB para dar a conhecer a uma comunidade diversificada o seu último formato a que deu o nome de Atmos, o qual está a ser aplicado tanto no Cinema como Televisão, podendo este ser comparável a uma filosofia do tipo 9.1.4, ou seja, Canal Esq.; Canal Dir.; Canal Central e mais seis canais Surround, correspondendo o 1 ao subwoofer (resposta aos graves) e o 4 aos altifalantes, reais ou virtuais, aplicados no teto.
FUJIFILM/FUJINON
O depoimento a ser dado pelo Vice-Presidente Gordon Tubbs da Fujifilm, da qual faz parte a Fujinon, tinha sido combinado há algumas semanas, pelo que no dia, hora e local combinado era só aparecer e eis que ficávamos a par das novidades que a marca tinha para apresentar nesta edição da NAB.
Philip Bloom
Ao chegarmos ao stand deparámos com uma enorme multidão sentada, num silêncio sepulcral, a olhar para um speaker que em cima de um palco improvisado falava sobre as maravilhas de uma nova objectiva. Como ainda havia algum tempo de reserva, fomos ver do que se tratava, e, qual não foi o nosso espanto, eis que deparámos com o mago da imagem, o celebérrimo Philip Bloom que no seu modo característico de apresentar, seja o que for, deixa o auditório perplexo sempre a aguardar por algo que só dele poderá vir. Ficámos para o ouvir e, no final, obtivemos, da sua parte, um interessante depoimento.
Entretanto, a hora do Vice-Presidente da Fujifilm chegou, e como estávamos a escassos 20 metros do local onde a filmagem do depoimento ia ocorrer, o improvisado encontro anterior não nos causou qualquer tipo de problemas, antes pelo contrário, pois deu-nos argumentos para obtermos da parte de quem dirige uma grande empresa, como a Fujifilm, as respostas às perguntas por nós colocadas, sendo a mais destacada a respeitante às novidades tecnológicas agora apresentadas.
Uma das preocupações no desenvolvimento de actuais objectivas tem a ver com as novas resoluções emergentes, nomeadamente a 4K/UHD-1 e a 8K/UHD-2, tanto para Cinema como Televisão, dado que, sendo o primeiro elemento da cadeia, a sua responsabilidade é de enorme valor a par da qualidade do sensor (transdutor) empregue e do respectivo circuito electrónico processador o qual, para além de outras características associadas deverá apresentar uma relativa baixa latência.
As duas novas zoom para câmaras portáteis, respectivamente a UA14x4.5B e a UA18x5B, encontram no desporto, entretenimento e produção ligeira a sua aplicação mais indicada quando se pretende trabalhar em UHD-1.
Zoom 50-135mm
Foi apresentada, também, a nova objectiva zoom MK 50-135mm T2.9, vocacionada para Cinema, sendo esta uma excelente aposta para a obtenção de imagens a longa distância, a qual vem complementar a recentemente anunciada MK 18-55mm T2.9, apresentando o mesmo peso, tamanho e diâmetro, montagem nativa E-Mount para câmaras do tipo Sony como, por exemplo, a FS7II, estando prevista a sua disponibilidade a partir de Julho deste ano.